De acordo com uma pesquisa realizada pelo Unicef, mais da metade dos jovens entre 15 e 19 anos relatou necessidade de ajuda psicológica. A necessidade da discussão sobre saúde mental e emocional é um assunto que merece bastante atenção, considerando os últimos acontecimentos no país e no mundo.
Em 2020, o Governo de Goiás implementou o componente curricular Projeto Vida, que engloba atenção e atendimento relacionado a saúde mental e emocional dos jovens.
Este ano, o estado firmou uma parceria com o Instituto Ânima e com a Seguradora Zurich para oferecer aos alunos e à comunidade escolar da rede estadual uma imersão no assunto ao longo de três anos.
Na primeira fase do projeto, sem custo para o estado, cerca de 1.325 professores da primeira série do Ensino Médio estão participando desde abril de um curso de formação. Nos próximos dois anos, será a vez dos docentes das segundas e terceiras séries, respectivamente.
Com o objetivo de impactar cerca de 150 mil estudantes, o projeto também visa oferecer aos jovens a possibilidade de planejar e estruturar um projeto de vida que contemple dimensões pessoais, sociais, educacionais e profissionais.
Pollyana Cicatelli
Jornalista e assessora de imprensa com pós-graduação em Comunicação Organizacional. Responsável pela editoria de cultura / diversão e colunista de turismo no Diário de Goiás. * Contato e sugestão de pauta: [email protected]