A progressão de 1.810 professores da rede estadual de ensino, na tabela de salários do Plano de Cargos, foi autorizada pelo governo do Estado em 15 de outubro, dia do professor, e já publicada no Diário Oficial (Veja abaixo, o link para a verificação dos beneficiados).
Secretária da Educacão de Goiás, Vanda Dasdores |
Segundo a secretaria da Educação, o critério para a progressão é técnico e leva em conta, sobretudo, o tempo de serviço. (Acesse os links abaixo com os documentos oficiais).
A autorização já era esperada pelos professors que ainda não tinham recebido a progressão este ano. A alteração salarial dos professores sera feita na folha de pagamento de outubro.
Segundo a SEDUC, em 2013 foram concedidas 1.234 progressões e, em 2012, 1.866.
Atualmente, a maioria dos professores da rede estadual está na categoria P-IV. Todo professor que entra na rede, já começa como P-III, por possuir curso superior. Menos de 1% está na categoria P-I, Segundo a SEDUC.
Cerca de 70% dos professores da rede, hoje, estão no nível (P-IV), com título de especialista, enquadrado em uma carga horária de 60 horas (42 aulas semanais) e recebendo, em média, R$ 4,4 mil.
Isso porque, além das 40 horas semanais, o professor pode optar por mais duas e, com isso, melhora a remuneração. (42 aulas significam, dependendo do arranjo de horários, trabalhar todas as manhãs e duas tardes, por exemplo).
Se o profissional tiver mestrado, isto significa ainda um incremento de 40% no vencimento e, doutorado, 50%, sem contar os benefícios como o quinquênio e o bônus Reconhecer.
VEJA A LISTA OFICIAL DOS PROFESSORES CONTEMPLADOS COM A PROGRESSÃO DE PIII PARA PIV, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO:
Altair Tavares
Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .