23 de dezembro de 2024
Publicado em • atualizado em 29/03/2023 às 10:33

Procissão do Fogaréu deve receber milhares de pessoas na cidade de Goiás

Procissão do Fogaréu na cidade de Goiás (Foto Secom).
Procissão do Fogaréu na cidade de Goiás (Foto Secom).

No próximo dia 5 de abril, a cidade de Goiás sedia a tradicional Procissão do Fogaréu, que deve receber milhares de pessoas. O início está previsto para às 23h59, partindo do Museu de Arte Sacra da Boa Morte.

Organizado pela Prefeitura de Goiás, em parceria com a Organização Vilaboense de Artes e Tradições (OVAT), o evento recebe o investimento de R$115 mil do Governo de Goiás e acontece por meio do Programa Goyazes da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com patrocínio da Novo Mundo.com.

“É história, tradição e cultura do nosso povo. Goiás é patrimônio da humanidade e tem um evento religioso de reconhecimento internacional”, destaca o governador Ronaldo Caiado.

A programação religiosa começou no último dia 22 de fevereiro e segue até 9 de abril, com missas, procissões, orações, caminhadas, vigília, canto do perdão, espetáculo Via Sacra, entre outras atrações.

“A gestão do governador Ronaldo Caiado investe nesta procissão que leva o nome de Goiás para o mundo, e que mantém vivas a nossa cultura e tradições”, ressalta Yara Nunes, secretária interina de Estado da Cultura.

Encenação da Procissão do Fogaréu

Trazida pelo padre espanhol João Perestello de Vasconcelos Spíndola, a Procissão do Fogaréu acontece desde 1745 na cidade de Goiás. Com a representação da perseguição de Jesus Cristo pelos soldados romanos, com cerca de 40 farricocos, a cerimônia religiosa é considerada uma das mais tradicionais do Brasil.

Na encenação, os farricocos saem descalços pelas ruas da cidade, usando vestes longas de cores vibrantes, chapéus pontudos e segurando tochas. Ao partir da Igreja Boa Marte, a procissão segue para as ruas e becos do município, com destino a Igreja do Rosário e São Francisco de Paula.

A Procissão do Fogaréu termina após a encenação da prisão de Cristo, quando um farricoco vestido de branco caminha em meio aos outros segurando um estandarte com a imagem de Jesus.

Leia também: Cristianópolis recebe a 2ª edição do Evangeliza Show, com show de Fernandinho

Pollyana Cicatelli

Jornalista e assessora de imprensa com pós-graduação em Comunicação Organizacional. Responsável pela editoria de cultura / diversão e colunista de turismo no Diário de Goiás. * Contato e sugestão de pauta: [email protected]