No próximo dia 5 de abril, a cidade de Goiás sedia a tradicional Procissão do Fogaréu, que deve receber milhares de pessoas. O início está previsto para às 23h59, partindo do Museu de Arte Sacra da Boa Morte.
Organizado pela Prefeitura de Goiás, em parceria com a Organização Vilaboense de Artes e Tradições (OVAT), o evento recebe o investimento de R$115 mil do Governo de Goiás e acontece por meio do Programa Goyazes da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com patrocínio da Novo Mundo.com.
“É história, tradição e cultura do nosso povo. Goiás é patrimônio da humanidade e tem um evento religioso de reconhecimento internacional”, destaca o governador Ronaldo Caiado.
A programação religiosa começou no último dia 22 de fevereiro e segue até 9 de abril, com missas, procissões, orações, caminhadas, vigília, canto do perdão, espetáculo Via Sacra, entre outras atrações.
“A gestão do governador Ronaldo Caiado investe nesta procissão que leva o nome de Goiás para o mundo, e que mantém vivas a nossa cultura e tradições”, ressalta Yara Nunes, secretária interina de Estado da Cultura.
Encenação da Procissão do Fogaréu
Trazida pelo padre espanhol João Perestello de Vasconcelos Spíndola, a Procissão do Fogaréu acontece desde 1745 na cidade de Goiás. Com a representação da perseguição de Jesus Cristo pelos soldados romanos, com cerca de 40 farricocos, a cerimônia religiosa é considerada uma das mais tradicionais do Brasil.
Na encenação, os farricocos saem descalços pelas ruas da cidade, usando vestes longas de cores vibrantes, chapéus pontudos e segurando tochas. Ao partir da Igreja Boa Marte, a procissão segue para as ruas e becos do município, com destino a Igreja do Rosário e São Francisco de Paula.
A Procissão do Fogaréu termina após a encenação da prisão de Cristo, quando um farricoco vestido de branco caminha em meio aos outros segurando um estandarte com a imagem de Jesus.
Leia também: Cristianópolis recebe a 2ª edição do Evangeliza Show, com show de Fernandinho
Pollyana Cicatelli
Jornalista e assessora de imprensa com pós-graduação em Comunicação Organizacional. Responsável pela editoria de cultura / diversão e colunista de turismo no Diário de Goiás. * Contato e sugestão de pauta: [email protected]