03 de setembro de 2024
Publicado em • atualizado em 12/02/2020 às 23:52

Presidente da Assembleia tenta impedir votação que retira quinquênio dos servidores

Presidente Hélio de Sousa prometeu diálogo (Foto: Alego)
Presidente Hélio de Sousa prometeu diálogo (Foto: Alego)

Está nas mãos do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Hélio de Sousa (DEM), o projeto que trata da retirada de quinquênio dos servidores públicos estaduais. O chefe do Legislativo destaca que tem conversado com o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) para que a matéria não seja colocada em pauta, pelo desgaste que pode trazer.

O presidente ressalta que os deputados da base governista tem conversado sobre o assunto, que há uma preocupação de todos, em especial do líder José Vitti (PSDB). Para Hélio de Sousa não seria aconselhável colocar este projeto em votação.

“Já levamos esta preocupação ao governador Marconi Perillo e estamos tentando mostrar para ele as dificuldades de momento e que no nosso entendimento não seria aconselhável a colocar esta matéria neste momento. Estamos ainda em fase de conversação. Vamos torcer para que a gente consiga este convencimento e evitar a votação. Com certeza, caso seja aprovado seria muito complicado, em termos de relacionamento do servidor público do Estado com todos aqueles que representam os poderes”, explicou.

De acordo com o presidente Hélio de Sousa, o projeto é de grande abrangência. Ele destaca que para que matéria não seja votada, seria importante a recuperação da economia nacional, que poderia ser revertida em melhora na arrecadação estadual.

“Seriam critérios para que não tenham mais os quinquênios. Nós sabemos das dificuldades que passam o Estado e o país, mas todos trabalham com uma esperança que tudo possa reverter. Que se dê tempo para que possa reverter à economia nacional, a gente entende que não há talvez condições de se protelar mais. Enquanto tiver uma oportunidade de protelar ou evitar este projeto, os deputados farão o possível para que não ocorra esta votação”, afirma.

Hélio de Sousa afirma que o governador Marconi Perillo tem sido sensível a questão. Recentemente o chefe do Executivo manifestou que está estudando melhor o assunto. O presidente da Assembleia defende uma melhor reflexão.

“Entendo que precisamos discutir melhor, entendo que o governador tem sido sensível tanto que é quando manifestamos, ele não mostrou nenhuma indignação de nós não colocarmos na pauta de dezembro. Ele entendeu que é preciso ter uma melhor reflexão e tomara que seja retomado o crescimento da economia”, destaca.