Os prefeitos em exercício estão recebendo uma convocação para uma reunião coletiva com o governador Marconi Perillo para o anúncio de “bondades” financeiras.
Segundo a Associação Goiana dos Municípios, Perillo deve anunciar a quitação dos convênios que o Estado tem com os Municípios, como a alimentação dos detentos do sistema prisional, o transporte escolar dos alunos da rede estadual de ensino e o Programa Saúde da Família (PSF).
Ou seja, o governo deve e vai anunciar que vai pagar.
No entanto, a maior “bondade”, segundo a AGM, será o anúncio do adiantamento do repasse do ICMS referente ao acordo Eletrobrás/Celg, que deveria ser pago em janeiro de 2013.
O dinheiro vai auxiliar no fechamento das contas municipais. A solicitação foi feita pela AGM ao governador.
Para o presidente da AGM, Luiz Stival, a reunião é fruto do bom diálogo que a entidade vem estabelecendo junto ao Governo Estadual. “A reunião mostra o respeito que o governador tem para com os prefeitos, preocupando-se em apresentar pessoalmente as medidas que devem ser tomadas para auxiliar os municípios.”
Isso é que é fazer política.
Para os prefeitos que saem, ao pagar as contas e antecipar, Perillo salvará a pele de vários prefeitos. Para os que vão continuar, vale o mesmo para que os reeleitos não tenham problemas com a aprovação das contas.
“Elementar, meu caro Watson!’.
Altair Tavares
Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .