07 de agosto de 2024
Publicado em • atualizado em 14/12/2023 às 10:27

Por que 38 milhões de pessoas no Brasil gostam do futebol americano?

Em 2024 uma partida da temporada regular da NFL será disputada do Brasil. A data ainda será definida. Os times também. Está certo o local: Arena do Corinthians, em São Paulo. A capital paulista venceu uma disputa com Madri. Será o primeiro jogo da Liga de Futebol Americano na América do Sul. O esporte já pegou o avião e levou a experiência para o México, Inglaterra e Alemanha.

Fora dos Estados Unidos o Brasil é um dos mercados com mais crescimento de pessoas que consomem a NFL. Seja assistindo jogos, apostando, comprando produtos e interagindo em redes sociais. A liga calcula que 38 milhões de brasileiros são fãs da NFL

É fácil compreender esse interesse pelo Futebol Americano e para isso faço uma conexão com o futebol.

Voltando lá na década de 1980. Amantes do nosso futebol tinha a oportunidade de ver apenas uma jogo pela semana na televisão. Normalmente confrontos envolvendo os grandes times do país e aí está um dos motivos de termos tantos torcedores de clubes de fora aqui em Goiás. Tínhamos pouco acesso as informações de fora. Não existiam as redes sociais e acompanhávamos o noticiário através de jornais e revistas. A Placar foi a grande referência para o publico esportivo.

Quando a TV Bandeirantes com a equipe do Luciano do Valle, começou a transmitir o Campeonato Italiano aos domingos pela manhã… era uma atração aguardada pelos amantes da bola redonda. Milan, Internazionale, Juventus e o Napoli de Maradona. Só jogão.

A partir daí ficamos mais próximos do futebol internacional. O tempo passou e a globalização colocou tudo com facilidade no nosso dia a dia. Hoje podemos assistir todos os jogos do Campeonato Italiano… Espanhol, Inglês, Português, Alemão, Argentino… jogos na Arábia Saudita e até o soccer nos Estados Unidos que tem Messi como grande nome.

Mas não foi só o futebol. Passamos a ter o contato com outras modalidades com mais frequência. Vôlei, Basquete e a febre da NBA, Tênis, Atletismo, Natação e muitos outros esportes. Quando percebemos, estamos sentados no sofá acompanhando a Rayssa Leal brilhando no Skate. Algo inimaginável no final do século passado.

Com o futebol americano não foi diferente. Ele invadiu a televisão com transmissões empolgantes, divertidas e que conseguiu de maneira rápida, cativar o telespectador. O americano sabe organizar grandes eventos e cada jogo tem essa dimensão.

As regras em um primeiro momentos parecem complicadas, mas com paciência e alguns jogos, você já começa a entender e gostar. É um jogo de inteligência e não apenas, como muitos gostam de rotular, um punhado de homens se agarrando.

Esse link ajuda a compreender a dimensão da NFL

O apaixonado pelo esporte está ansioso por mais detalhes do primeiro jogo da NFL no Brasil. Todo mundo que ver o seu time na Arena Corinthians, tem a questão da logística, preço do ingresso que certamente vai ser lá em cima – mas nada que vá inibir a realização de um sonho para galera que aprendeu a gostar da bola oval.

Viva a globalização!