É curiosa a afirmação dos disputantes da corrida eleitoral em Goiás sobre a segurança pública. A oposição critica o governador e candidato à reeleição, Marconi Perillo (PSDB), de politizar o assunto na defesa do governo. O setor governista acusa a oposição de também fazer o mesmo para enfatizar críticas ao atual governo e tratar algo muito sério como assunto eleitoral. Convenhamos, há alguma coisa estranha nisso.
É claro que os oposicionistas aproveitam as situações que podem gerar desgaste ao atual governador para tentar ultrapassá-lo na disputa eleitoral. Seja na segurança, na saúde, na educação, no relacionamento com os servidores públicos e vários outros pontos.
Mas, também, é essencialmente natural que os governistas ataquem a oposição com a acusação de de uma espécie de “oportunismo eleitoral” diante de uma situação social preocupante em relação ao assassinato de mulheres. A defesa governista põe a oposição em cheque, claro. Diante da dor, “eles só pensam em disputa eleitoral”, diria um aliado do atual governador de Goiás.
Convenhamos, é melhor que politizem tudo mesmo. Eleição é assim: os candidatos chamam o eleitor para um acerto de contas do que fizeram, do que fazem e do que pretendem fazer. O eleitor sabe muito bem julgar o que os políticos desenvolvem nas suas ações. Foi-se o tempo em que o eleitor desinformado engolia sem questionar o que se apontava para ele no momento das eleições. Vivemos outros momento, felizmente.
A politização da segurança, e de tudo, tem que ser feita no ambiente eleitoral. O que é que cada um fez? O que é que propõe? Qual a visão que têm sobre a situação do Estado? O que é que não fizeram, inclusive?
Mais uma vez, insisto em dizer: não há ingênuos na política. Muito menos numa disputa eleitoral. E o eleitor também não é ingênuo. Façam o favor: politizem tudo.
Altair Tavares
Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .