19 de novembro de 2024
Publicado em • atualizado em 25/03/2015 às 18:17

Planta de valores volta a ser tema de debate na Câmara

A planta de valores do município de Goiânia volta ser assunto na Câmara Municipal de Goiânia. Por dois anos consecutivos, a Prefeitura não obteve êxito na atualização da Planta, consequentemente no reajuste do ITU e IPTU. O presidente da Câmara Municipal, Anselmo Pereira (PSDB) destacou que pretende nomear o mais breve possível a Comissão de vereadores que deverá participar da elaboração da nova Planta.

De acordo com o presidente o encaminhamento para a Prefeitura de Goiânia deverá ocorrer na próxima semana. Segundo Anselmo Pereira é levado em consideração a representatividade dos partidos na Casa para escolha dos membros da Comissão.

O tucano espera que este ano a Prefeitura de Goiânia corrija a forma de fazer encaminhamentos ao poder legislativo.

“Primeiro se discute a planta de valores, depois as alíquotas e não o contrário como no ano passado. Isto não existe. Este procedimento esteve errado. Se assim for, a sociedade pode ter certeza que haverá justiça fiscal”, descreve o chefe do legislativo.

Processo eleitoral

Vereadores consultados pelo Diário de Goiás informaram que a Prefeitura independente do que será apresentado na Planta de Valores, novamente enfrentará dificuldades para aprovar o projeto, por se tratar de um ano pré-eleitoral. Parlamentares temem sofrer desgastes em ano pré-eleitoral.

O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Anselmo Pereira, discorda e afirma que vereador não pode ficar pensando apenas no processo eleitoral.

“Meu Deus, é inconcebível um raciocínio desses. O Brasil não tem vergonha na cara e tem eleição de dois em dois anos. Os políticos de Brasília que não tem escrúpulo já deviam ter feito coincidência de mandatos. Se nós temos eleições de dois em dois anos o país para. Não tem nada a ver com eleição. Vereador está aqui pra trabalhar. Nós não podemos estar presos aqui em questão de política e processo eleitoral”, argumenta.

O líder do prefeito, Carlos Soares, também partilha da mesma ideia de Anselmo Pereira e acredita que os vereadores terão sim compromisso de discutir o assunto, para que o poder executivo consiga obter mais recursos para realizar ações.

“ As discussões nesta Casa não podem ser pautadas pela eleição. Até lá precisamos discutir os projetos. Os polêmicos e os não polêmicos. Esta Casa tem a obrigação de começar as discussões agora para que quando votarmos a matéria, a sociedade tenha clareza. A Câmara precisa fazer sua parte”, relata o líder do prefeito.

Assiduidade

O presidente do Legislativo afirmou ainda, que serão verificados alguns critérios para indicação de vereadores para Comissão da Planta de Valores. No ano passado parlamentares deixaram de comparecer as reuniões de trabalho outros se afastaram ou foram substituídos.

Anselmo Pereira pretende saber de cada um o interesse e a disponibilidade de tempo para participar da comissão.