22 de novembro de 2024
Publicado em • atualizado em 17/11/2022 às 15:57

Pirenópolis receberá segunda edição da Expo Joias, na Pousada dos Pireneus

Segunda edição do Expo Joias, em Pirenópolis. (Foto Aceapp / Divulgação).
Segunda edição do Expo Joias, em Pirenópolis. (Foto Aceapp / Divulgação).

A segunda edição da Expo Joias acontecerá entre os dias 25 e 27 de novembro, na Pousada dos Pireneus, em Pirenópolis, Goiás. Com programação cheia de atrativos, o evento terá exposições, desfiles, palestras e minicursos.

Pirenópolis vem sendo reconhecida como um centro criativo e valioso no mercado nacional de joias, com arte joalheira artesanal iniciadas na década de 70 e patenteada no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Com isso, a Expo Joias também vai promover debates relacionados a necessidade da implantação de políticas públicas de apoio à cadeia produtiva de joias em Goiás.

De acordo com o SEBRAE, a expectativa é que o evento receba mais de dois mil participantes para os três dias. A Expo Joias é voltada para artesãos, joalheiros, designers, colecionadores, estudantes da área, empresários e turistas de um modo geral.

A proposta é disponibilizar um verdadeiro salão de investimentos, com a realização de negócios que se traduzam na consolidação de um mercado que representa crescimento econômico para Pirenópolis e região.

O analista técnico do Sebrae Goiás João Luiz Prestes Rabelo, explica que o “Estilo Pirenópolis” de se criar e produzir joias em prata são reconhecidos como uma Indicação Geográfica. Ou seja, as características únicas das peças produzidas pelos artesãos locais estão protegidas por patente.

“Estamos falando de uma tradição que faz parte da cultura e economia local. Isso confere às joias de Pirenópolis uma distinção e valor especiais que lhe garantem reconhecimento no Brasil e exterior”, ressalta Rabelo, que é gestor de Indicações Geográficas do Sebrae Goiás.

O Sebrae Goiás é um dos realizadores e apoiadores das duas entidades responsáveis pela organização do Expo Joias, além da Associação Cultural e Ecológica dos Artesãos em Prata de Pirenópolis (Aceapp) e da Associação da Cultura Artesanal de Pirenópolis (Acap).

Leia também: Pirenópolis recebe Hugo & Guilherme, Israel & Rodolfo e Kamisa 10 no Réveillon Viva Piri

Pollyana Cicatelli

Jornalista e assessora de imprensa com pós-graduação em Comunicação Organizacional. Responsável pela editoria de cultura / diversão e colunista de turismo no Diário de Goiás. * Contato e sugestão de pauta: [email protected]