26 de dezembro de 2025
Publicado em • atualizado em 26/12/2025 às 10:12

Pesquisa Diário de Goiás/Blog do Badiinho mostra opinião do eleitor de Catalão para deputado estadual e federal

A pesquisa Diário de Goiás / Blog do Badiinho com eleitores de Catalão identificou forte acirramento na disputa eleitoral, ao final de 2025, antes da definição efetiva das chapas vai acontecer a partir da janela partidária. De forma estimulada, os dados mostram forte presença de nomes bem conhecidos na mente do eleitor.

Quando questionado em quem votaria para deputado estadual, os entrevistados deram a maior percentual ao deputado Jamil Calife, do PP, com 30,85%. Considerando a margem de erro ele é seguido por Renato Ribeiro, do PL, com 19,07% e Adib Elias, MDB com 17,08%. Ele é seguido por Gustavo Sebba, do PSDB, que foi citado por 14,26%.

Luis Sampaio, do Solidariedade, foi citado por 3,15%.  Já 9,95% disseram que preferem outros nomes e 5,64% informaram que anulariam o voto.

Os números indicam, pelas opções que foram estimuladas, que o denominado “grupo do Adib” conseguiu maior percentual ( soma dos percentuais de Calife, Adib e Sampaio) com 51,08%.

O percentual alcançado pelo grupo demonstra que há uma força política consistente, no entanto, quando os nomes forem confirmados nas convenções, o desafio será conquistar o voto do núcleo para uma candidatura única. Catalão tem um histórico de eleições de deputados estaduais recentes com eleição de representantes dos dois grupos políticos da cidade (o do Adib e o do Jardel Sebba).

Eleição para deputado federal

Na disputa para deputado federal, os eleitores consultados pela pesquisa dão o percentual de 36,82% para Renato Ribeiro e 16,68% para o atual deputado José Nelto. A sondagem estimulou os nomes de Pedro Sales (União Brasil), que ficou com 3,65%, e Bruno Peixoto, com 4,48%.

Mas, os dados mostram um campo aberto para conquista dos eleitores, pois 22,55% indicaram outros candidatos e 15,92% disseram que anulariam o voto.

A pesquisa ouviu 712 entrevistados residentes de Catalão entre 19 e 20 de novembro de 2025. Foram ouvidos eleitores acima de 16 anos, por telefone, conhecido como método CATI (Computer-Assisted Telephone interviewing) com margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: altairtavares@diariodegoias.com.br .