A estratégia do governador Marconi Perillo (PSDB) pode ser a de colocar todos na mesma vala. “Uma denúncia bombástica será feita contra políticos goianos”, informou o jornalista Marcos Cipriano, na Rádio 730, hoje. Outra expressão utilizada pelo jornalista é de que o depoimento será “um espetáculo da república”.
No dia 12 de junho, dia dos namorados, o clima não será de “flores e beijinhos” entre o governador Marconi Perillo (PSDB) e integrantes da Comissão Parlamentar Mista do Cachoeira. Os aliados do PT e PMDB farão perguntas contundentes, com certeza. O PSDB e aliados, darão proteção a ele.
Será um jogo de alto risco para todos. Marconi Perillo está na linha de tiro e está claro que ele vai puxar outros políticos de Goiás para dentro do palco.
Do ponto de vista do governador de Goiás, será uma oportunidade para uma grande encruzilhada: ou ele sairá da CPMI consagrado por uma defesa que poderá estancar o mar de denúncias e desgastes ou será arrasado e enterrado, politicamente.
Nos bastidores, circulam informações de que Perillo prepara um depoimento meticulosamente treinado e didaticamente informativo.
O governador de Goiás passará os dias entre o feriado e domingo e concentração total neste treinamento, fora de Goiás, inclusive.
Perillo tentará fazer um “espetáculo da república”.
No entanto, o clima está cada vez mais pesado. A hipótese de quebra de sigilo bancário dele vai encontrar o quê? Certamente, aquela doação de R$100 mil reais em cheque para a Irmandade dos Congos, de Catalão.
Mas, do ponto de vista político, será um fato inusitado. Arrisco afirmar que nenhum governador de Goiás teve sigilo bancário quebrado. Se acontecer, será uma marca de Marconi Perillo.
(Atualizado às 11h06, 06/06/12)
Altair Tavares
Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .