07 de setembro de 2024
Publicado em • atualizado em 13/02/2020 às 00:17

Pequenos partidos tomam espaço dos grandes na Câmara de Vereadores de Goiânia

(Foto: Secima)
(Foto: Secima)

Passadas as eleições para vereador. Alguns partidos aumentaram participação no legislativo goianiense, outros diminuíram e alguns não farão parte da próxima legislatura que se iniciará em 2017. Atualmente 18 legendas tem representatividade na Câmara Municipal de Goiânia. A partir de janeiro serão 21.

Perdendo

Bancadas de grandes e médios partidos perderam espaço na Câmara. O PSDB e o PR que atualmente contam com 5 parlamentares cada, sendo as maiores bancadas, terão apenas dois vereadores.

Outro partido que perdeu bastante espaço foi o PMN. Atualmente a bancada é composta por 3 vereadores, a partir do ano que vem, o partido não terá nenhum representante.

Solidariedade, PT do B, Rede e o PT perderam uma vaga cada e não terão vereadores na próxima legislatura. A situação mais grave é a do PT.

O Partido dos Trabalhadores em 2012, elegeu quatro vereadores na ocasião: Felizberto Tavares, Tayrone di Martino, Djalma Araújo e Carlos Soares. No decorrer da legislatura, Felizberto e Tayrone foram expulsos, Felizberto foi reeleito pelo PR, partido que preside na capital e Tayrone está no PSDB e é secretário no governo de Marconi Perillo.

Djalma Araújo foi para o Solidariedade e depois para a Rede. O candidato não disputou reeleição para vereador, ele foi candidato a prefeito de Goiânia, foi o último colocado na disputa, com menos de 1% dos votos. O único que ficou no partido foi Carlos Soares.

O petista é o atual líder do prefeito Paulo Garcia (PT) na Câmara Municipal de Goiânia, assumiu a função em momento difícil, no lugar de Célia Valadão (PMDB) que acabou rompendo com o prefeito meses depois e não conseguiu a reeleição. O PT não terá espaço na próxima legislatura.

{source}
<<script id=”infogram_0_b2fd5dc5-5d70-4e63-958a-0421db4de4b4″ title=”” src=”//e.infogr.am/js/embed.js?vs4″ type=”text/javascript”></script><div style=”padding:8px 0;font-family:Arial!important;font-size:13px!important;line-height:15px!important;text-align:center;border-top:1px solid #dadada;margin:0 30px”><br><a style=”color:#989898!important;text-decoration:none!important;” href=”http://charts.infogr.am/bar-chart?utm_source=embed_bottom&utm_medium=seo&utm_campaign=bar_chart” target=”_blank”>Create bar charts</a></div>>
{/source}

Ganhou

O PRP do vereador mais votado nestas eleições, Jorge Kajuru, passou de um para três parlamentares. O PRB ganhou mais uma vaga na Câmara. O partido que mais terá espaço é o PSDC. A legenda terá três vereadores na Câmara. Hoje não tem nenhum.

PV e PTN terão duas vagas cada, hoje não possuem nenhuma. PPS, PMB, PSL, PTC e DEM que não tinham nenhum vereador, vão passar a ter um representante cada no legislativo goianiense.

Manteve

PEN, PROS, PDT, PMDB, PSD, PRTB, PC do B e PSC manteve o número que possuem atualmente no legislativo. O PMDB continua com três vereadores. PSD e PROS ainda permanecem com duas vagas e as demais legendas que tem um representante, estarão com o mesmo número.

Leia mais sobre a nova composição na Câmara de Goiânia

Iris terá minoria na Câmara, caso eleito prefeito