Neste domingo (24), a partir das 15h, a nostalgia toma conta da Feira Coberta Cidade Vera Cruz, em Aparecida de Goiânia com o Movimento Flashback. O evento quinzenal conta com entrada gratuita, promete fazer o público viajar no tempo ao som dos anos 80 e 90, com DJs convidados DJ Carlinho e DJ Carlos e os residentes DJ Eduardo Soares, DJ Juliano, DJ Eudes Feitosa e DJ Clovinho. Segundo o produtor Juarez Benevides, “é um evento família, para reencontrar os amigos, dançar e reviver momentos inesquecíveis”.
Segundo Juarez, a proposta é simples, mas carregada de significado: “É um evento família, um evento que resgata as músicas do passado. O público é um público mais veterano. 80% é uma galera acima dos 40 anos. É um espaço para reencontrar os amigos, dançar e fazer novas amizades”.
Tradição e resistência
O Movimento Flashback nasceu em 2012, passou por uma pausa e, desde 2016, não deixou mais de acontecer. “Teve uma sessão que parou e aí a gente voltou depois de 2016. Foi até 2014, ficou parado mais dois anos e em 2016 a gente voltou e não parou mais”, relembra Juarez.
Ao longo dessa trajetória, o evento conquistou apoio da Secretaria de Cultura e de empresários locais que acreditam na importância de manter viva a atmosfera nostálgica. “O som que é colocado lá é do empresário amigo nosso, chamado Juliano. Ele não cobra um centavo para colocar o som. A cada 15 dias, ele leva a estrutura para nós. Então é cada um colaborando da forma que pode. A Prefeitura, por exemplo, coloca os banheiros para a gente poder estar realizando o evento”, destacou o organizador.
O movimento também tem o seu próprio festival, chamado Cidade Flashback. Conheça o projeto:
Rodízio de DJs
O repertório é comandado por DJs que viveram e ainda vivem a cena musical das décadas passadas. “A gente faz um rodízio de DJs porque em Goiânia tem muitos que tocam músicas dos anos 80 e 90. A cada 15 dias a gente coloca dois convidados, além dos residentes. Então são vários DJs que compõem a formação do Movimento Flashback”, explica Juarez.
Na edição deste domingo, o público poderá curtir os sets do DJ Carlin e do DJ Carlos, além dos residentes DJ Eus, DJ Juliano e DJ Eduardo Soares. “A gente reveza eles nas apresentações, o que deixa cada edição com uma cara diferente”, disse.
Organização feita por amor
Para além da música, Juarez Benevides se dedica a toda a estrutura que garante a segurança e a organização do evento. “Eu sou o produtor, eu que componho a burocracia da documentação e da realização do evento. Organizo o espaço, a segurança, tiro as autorizações necessárias, cuido da logística dos banheiros. Esse é o trabalho que eu faço, de realização”.
Apesar do esforço, ele garante que tudo é feito com paixão. “A gente até emociona quando fala, porque a gente faz porque a gente ama mesmo o movimento. É pelo prazer de dançar, de reencontrar os amigos, de manter viva essa cultura. Eu sou servidor público hoje, mas estou à frente do Movimento Flashback há mais de dez anos, desde antes de ser servidor. É algo que vai além do trabalho, é amor”.
Ponto de encontro cultural
Com edições quinzenais, sempre aos domingos, o Movimento Flashback se consolidou como um dos principais eventos culturais abertos de Aparecida de Goiânia. Mais do que nostalgia, ele representa um espaço de convivência intergeracional e de resistência cultural.
Elysia Cardoso
Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019

