29 de agosto de 2024
Publicado em • atualizado em 05/06/2019 às 02:22

Para Iris, Saneago promete investir R$900 milhões em água e esgoto

Iris Rezende recebeu a promessa no gabinete, em reunião com o presidente da Saneago (foto Paulo José)
Iris Rezende recebeu a promessa no gabinete, em reunião com o presidente da Saneago (foto Paulo José)

Goiânia vai receber mais de R$ 900 milhões de investimentos em saneamento básico até 2023. A informação foi divulgada nesta terça-feira (04/06), durante audiência entre o prefeito Iris Rezende e o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski. Entre as medidas, está a ampliação do sistema de esgoto do município. Atualmente, 93% da população é beneficiada com o serviço. O objetivo é expandir para 98%.

Durante a reunião, Iris Rezende lembrou que a Prefeitura de Goiânia trabalha, desde o ano passado, na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), aprovado dia 30 de maio em conferência pública realizada na Câmara dos Vereadores, em evento coordenado pela Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ARG).

“Estamos debruçados sobre um projeto que vai nortear as questões relacionadas ao abastecimento de água, à gestão dos resíduos sólidos e à drenagem urbana da cidade”, afirma Iris. “O Plano Municipal de Saneamento Básico será um instrumento para conduzir os investimentos da área e garantir de forma efetiva o tratamento de água e esgoto de toda cidade”, pontua.

O encontro, que ocorreu no Paço Municipal, serviu para a diretoria da Saneago apresentar o plano de investimentos e negócios que deverá ser executado pela concessionária nos próximos cincos anos na Grande Goiânia. “Mais de 200 mil pessoas das regiões Noroeste e Oeste da capital serão beneficiadas com o projeto de ampliação da rede”, informa o presidente Ricardo Soavinski. “A intenção é que essas obras, que devem começar em breve, elevem o nível de eficiência do tratamento de esgoto em Goiânia”, destaca.

Além da expansão do sistema de esgotamento sanitário, a Saneago anunciou que vai executar, em parceria com a administração municipal, a ampliação do Sistema Mauro Borges, a produção do Sistema Caldas e a manutenção das estações de tratamento de água da cidade. “Esses investimentos serão possíveis em virtude da modelagem de gestão participava adotada pela Saneago e pela Prefeitura de Goiânia”, acrescenta Ricardo Soavinski.

Em seguida, o presidente da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Goiânia (ARG), Paulo César Pereira, aproveitou a audiência para apresentar à diretoria da Saneago demandas do município, como a resolução do impasse referente à responsabilidade pela manutenção dos cortes feitos no asfalto pela companhia de saneamento.

Ricardo Soavinski, por sua vez, garantiu que esse e outros pontos que são de responsabilidade da concessionária de água e de esgoto serão discutidos com os secretários municipais. “Com diálogo, transparência e responsabilidade vamos melhorar os serviços prestados à população e garantir segurança hídrica para toda a Região Metropolitana de Goiânia”, conclui.

A reunião contou ainda com a participação dos secretários de Infraestrutura e Serviços Públicos, Dolzonan da Cunha Mattos; de Administração, Agenor Mariano; e de Governo, Paulo Ortegal.

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .