Junho chegou e os servidores ainda não tiveram uma sinalização concreta se o governo do Estado terá condições de efetuar o pagamento da Data Base, que é a reposição das perdas inflacionárias relativa ao ano de 2015. De acordo com o líder do governo na Assembleia Legislativa, José Vitti (PSDB), a possibilidade de pagamento está sendo analisada pela equipe econômica da administração estadual.
“Tenho conversado com o governador e tenho sentido que há uma pequena melhora no cenário, acredito que este ano que nós teremos a possibilidade de aplicação da Data Base para algumas categorias, diferente do ano passado. Acredito que este atraso é por estarem tendo algumas conversas e por frutos de auditorias que estão fazendo algumas correções. Acredito que ainda em junho a matéria possa chegar” destacou.
O parlamentar acredita que uma sinalização positiva foi o fato de já ter sido aprovada a Data Base para os servidores do Tribunal de Contas do Estado, ele avalia que tratamento semelhante será dado ao funcionários do Tribunal de Contas dos Municípios.
“Acredito que uma sinalização positiva foi a Data Base do TCE ter sido aprovada nesta Casa e ter sido publicada, acredito que o TCM deverá ter a mesma tratativa. Vejo que é uma sinalização positiva, isso já é sinônimo de uma sinalização positiva. Esperamos nós que ocorra neste ano para que estes desgastes do ano passado possam ser minimizados este ano, talvez não dê para chegar ao que todas as categorias almejam, mas pelo menos este ano poderemos ter algum tipo de encaminhamento que traga algum benefício para os servidores”, argumentou.
As áreas de Gestão e Planejamento e da Fazenda informaram que estão analisando as condições econômicas para avaliar se há ou não condições reais de conceder o pagamento da Data Base.