A lógica da formação de um governo é de que a administração é feita por aliados, pessoas e forças que atuaram com o eleito para a conquista do poder. Assim, é muito coerente que os principais atores do esforço da eleição também se responsabilizem por ajudar o eleitor a executar o plano de governo que surge a partir do que foi prometido na campanha eleitoral.
Com este princípio, o Diário de Goiás elaborou uma lista dos prováveis secretários de Maguito Vilela que podem assumir o poder com ele e com o vice Rogério Cruz após ouvir diversas fontes. Os nomes do secretariado serão oficialmente divulgados no sábado, em entrevista coletiva.
Agenor Mariano – Ele passou a ocupar a coordenação de campanha de Maguito Vilela após deixar o cargo de secretário de Administração do governo de Iris Rezende. Atuou na liderança da campanha e fez a ponte com iristas que estavam resistentes à candidatura de Maguito Vilela. Foi ex-prefeito de Goiânia na gestão de Paulo Garcia e ex-vereador. É empresário.
Andrey Azeredo – É vereador, mas não se candidatou à reeleição. Como advogado, deve ocupar cargo que exige conhecimento jurídico, mas tem margem para outras funções. Já foi secretário de Trânsito no governo de Paulo Garcia. Manteve atuação intensa na campanha e na articulação de apoio de vereadores.
Denício Trindade – O vereador não conseguiu a reeleição e deve ganhar espaço no secretariado de Maguito Vilela. Pode ocupar a secretaria de Esporte recém criada.
Alessandro Melo – A gestão não pode arriscar na área financeira, por isso o ex-secretário de Iris Rezende nas Finanças deve voltar à gestão na secretaria de Finanças ou outra da área afim. É servidor público estadual da secretaria da Economia.
Tiãozinho Porto – Vereador não conseguiu reeleição e deve ser aproveitado também na área política da gestão de Maguito.
Gilberto Marques Neto – Atual presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) deve ser um dos que continua no cargo para a próxima administração, mas pode ser indicado para outro cargo.
André Carneiro – É advogado. Cuidou do jurídico da campanha de Maguito e, inclusive, fechou a prestação de contas da campanha. É de profunda confiança de Daniel Vilela e do prefeito eleito. Caminha para a Controladoria da Prefeitura de Goiânia.
Marcela Araújo Teixeira – Ela assumiu a secretaria de Administração em substituição a Agenor Mariano em setembro passado quando ele partiu para a campanha. Formada em Administração e atualmente advogada, iniciou sua carreira na Prefeitura de Goiânia como Pregoeira Geral em 2009. Atuou na Gerência de Elaboração de Projetos, Termos de Referências e Editais em 2016. E esteve à frente da Superintendência de Licitações e Suprimentos em 2017 a 2020.
Wilson Júnior – É chefe de gabinete de Iris Rezende e manteve participação forte na campanha em apoio a Maguito.
Júnior Café – Ele preside o PMB (Partido da Mulher Brasileira) e pode ser indicado para a COMURG.
Álvaro da Universo – É vereador pelo PATRIOTA e não conseguiu a reeleição. Tem histórico de atuação na organização e gerenciamento na área de esporte e pode integrar a recém criada Secretaria do Esporte. Dirigiu a equipe esportiva da Universo no basquete entre outras ações.
Bruno Rocha Lima – É jornalista e ocupa a assessoria de imprensa do MDB desde o começo da gestão de Daniel Vilela. Esteve na coordenação da área de comunicação em conjunto com Ozéias Laurentino que é secretário de Comunicação de Aparecida de Goiânia.
Euler Moraes – Acompanhou Maguito na gestão de Aparecida de Goiânia e na estrutura da campanha. Também detém alto grau de confiança do novo prefeito de Goiânia.