02 de setembro de 2024
Publicado em • atualizado em 12/02/2020 às 23:40

Os alertas de Rio Verde

A cidade de Rio Verde deu uma vitória a Marconi Perillo (PSDB), em 2010, na esteira de uma eleição bem sucedida do prefeito Juraci Martins no ano de 2008, pelo DEM, e reeleito em 2012, pelo PSD. Agora, a pesquisa Grupom mostra dificuldades para o governador na reeleição, caso a disputa aconteça contra Iris Rezende (PMDB), repetindo o quadro de 2010. E, de resto, como em outras pesquisas, o peemedebista está posicionado como o principal obstáculo para a reeleição de Perillo. Sem dúvida, sinal de alerta para os marconistas em Rio Verde e no Palácio das Esmeraldas.

A liderança de Iris Rezende, nos cenários em que ele é sugerido como candidato a governador, em comparação com o resultado da última eleição, mostra que a avaliação da administração do governador Marconi, para os rio-verdenses, tende mais para reprovação do que aprovação.

O alerta para os peemedebistas, em geral, é indicado como em outras pesquisas do período pré-eleitoral: por enquanto, o PMDB e aliados conseguem disputar, de forma competitiva, com o nome de Iris Rezende, mas, sem ele, há possibilidade de vitória de Marconi à vista. E até quando Iris manterá este quadro sem se posicionar como pré-candidato?

O pré-candidato Júnior do Friboi (PMDB), de certa forma, também tem o quê comemorar, pois consegue 19,9% no cenário de uma hipotética disputa contra Marconi Perillo, com 42,4%, e Vanderlan Cardoso (PSB) com 14,5%.

Influenciado pelo grau de conhecimento, certamente por causa da campanha da marca Friboi, os índices do neopeemedebista são relevantes, mas muito aquém, ainda, de ameaçar a confortável posição de Perillo.
No entanto, o eleitor rio-verdense mantém um surpreendente distanciamento da disputa para o governo de Goiás, em 2014.

O índice de 77,7% de eleitores indecisos na espontânea indica que a disputa está à margem das preocupações dos cidadãos. O número deve ser avaliado com cautela, pois o percentual naturalmente é alto em todas as pesquisas de opinião para este período. Não há dúvida, o sinal está ligado na visão do eleitor de Rio Verde.


 

LEIA TAMBÉM –

Peesquisa Rio Verde – Só Íris segura Marconi

Jovair Arantes cobra espaço na chapa majoritária

Rui Falcão avaliza pré-candidatura de Gomide e fala de “mudança”

Fortiori: pesquisa mostra liderança de Marconi

Pesquisa Verus: Cenários mostram disputa acirrada; veja relatório completo

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .