09 de janeiro de 2025
Publicado em • atualizado em 30/06/2020 às 22:12

OAB-GO tenta derrubar decreto de Caiado para liberar funcionamento de escritórios

Advogado Lúcio Flávio Paiva, presidente da OAB de Goiás (foto divulgação)
Advogado Lúcio Flávio Paiva, presidente da OAB de Goiás (foto divulgação)

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Goiás – protocolou Mandado de Segurança contra o Decreto 9.685/20 do governador Ronaldo Caiado (DEM) que determinou o fechamento dos escritórios de profissionais liberais. “Não há razoabilidade ou proporcionalidade na extenção do regime de revezamento imposto aos escritórios de advocacia, pois isso fere a indispensabilidade inata da profissão reconhecida em nível constitucional, nos termos do art. 133 da Carta Republicana”, argumentam os autores da ação, entre eles, o presidente da entidade advogado Lúcio Flávio Paiva.

No Mandado, é sustentado que a restrição imposta pelo Governo de Goiás desconsidera que o Poder Judiciário mantem-se em plena atividade durante o período da quarentena, ou seja, os processos judiciais não foram interrompidos.

“A imposição do regime de revezamento impingirá sobre a categoria representada pela impetrante uma série de prejuízos que repercutirão nos interesses dos jurisdicionados”, relatam os autores. Eles argumentam ainda que os prazos processuais não estão suspensos, portanto exigem a necessária manifestação dos advogados na defesa dos seus clientes.

A ação é assinada pelos advogados Lúcio Flávio Siqueira de Paiva, como presidente da OAB-GO e pelo Procurador-Geral da OAB-GO, José Carlos Ribeiro Issy. Também assinam a Procuradora Estadual de Prerrogativas da OAB-GO, Márcia Fabiana Lemes Póvoa e o Procurador de Prerrogativas Augusto de Paiva Siqueira. O Mandado foi protocolado na terça~, 30/06.

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .