As movimentações políticas na OAB de Goiás tem chamado a atenção, dentro e fora da instituição. A mais novo fato foi a divulgação de um manifesto público, assinado por 60 conselheiros da instituição declararam apoio à gestão do presidente Lúcio Flávio de Paiva.
Na carta direcionada à advocacia goiana, que o blog teve acesso, signatários ressaltaram “irrestrito apoio à gestão” e “refutam condutas de alguns conselheiros, que, de forma isolada, tentam desestabilizar e inviabilizar a boa condução da administração da OAB”.
Dos 80 conselheiros seccionais, 55 manifestaram seu apoio. Dos 6 conselheiros federais, apenas um não assinou o documento (o conselheiro Leon Deniz, líder do Movimento Renovação, de onde parte a maioria dos dissidentes). Do total de 86 conselheiros (entre seccionais e federais), 70% declararam apoio à gestão de Lúcio Flávio. O número reforça que, a atual gestão, conta com maior parte dos integrantes.
A elaboração do documento expõe o posicionamento de cada um. Segundo informações dos bastidores da OAB, os conselheiros ligados a Leon Deniz não passariam de dez nomes. Há ainda os insatisfeitos por questões, que não se associam a grupo nenhum e os neutros.
O conselheiro federal Fernando de Paula avalia que a carta é importante para mostrar à sociedade que a advocacia goiana está unida, ao contrário da mensagem passada por uma minoria. “A atual gestão tem a confiança e irrestrito apoio dos conselheiros. O manifesto é prova disso”, destacou.
O conselheiro Simon Riemann diz que o manifesto representa uma clara tomada de posição dos conselheiros seccionais e federais a favor da diretoria, demonstrando que a ampla maioria apoia a gestão e não concorda com a atuação de um segmento minoritário. “As opiniões divergentes são aceitas e bem-vindas, mas fazer oposição interna apenas para desgastar a gestão é inaceitável”, avalia.
A advogada e conselheira seccional, Ariana Garcia, afirma que o documento é necessário para afastar a difusão de inverdades para a sociedade. “Tentam construir uma versão de que Lúcio perdeu a governabilidade da instituição, que usa a OAB de maneira indevida e está em descumprimento de proposta de campanha. Mas isso não é verdade”, destaca.
Ariana lista entre os resultados já obtidos por esta gestão o concurso para procurador de prerrogativas, melhorias no CEL, o desencastelamento da diretoria, mais serviços para a advocacia do interior, resolução do problema histórico dos advogados dativos, maior transparência e combate a praticas de corrupção.
O conselheiro seccional por Quirinópolis e região, Osmar de Freitas Jr, diz que todos devem buscar a unidade e que os ataques inverídicos atingem a universalidade da gestão. “Antes havia seleção, guiada por critérios políticos para se investir no interior. Agora é investimento sem bandeira. O interior precisava disso”, avalia.
ASSINARAM AO MANIFESTO –
Conselheiros Seccionais
1. Simon Riemann Costa e Silva
2. Colemar Moura
3. Rodrigo Lustosa
4. Bartira Miranda Santos
5. Telmo de Alencastro Veiga Filho
6. Flávio de Oliveira Rodovalho
7. Bárbara de Oliveira Cruvinel
8. Ariana Garcia do Nascimento Teles
9. Juscimar Pinto Ribeiro
10. Osmar de Freitas Júnior
11. Flávio Henrique Silva Partata
12. Eliane Simonini Baltazar Velasco
13. José Carlos Ribeiro Issy
14. David Soares da Costa Júnior
15. Janine Almeida Sousa de Oliveira
16. Daniela Grangeiro Ferreira Kafuri
17. Arcênio Pires da Silveira
18. Maura Campos Domiciana
19. Maurício Alves de Lima
20. Erlon Fernandes Cândido de Oliveira
21. Marcos César Gonçalves de Oliveira
22. Ana Carollina Ribeiro Barbosa
23. Valdir José de Medeiros Filho
24. José Humberto Abrão Meireles
25. Ana Paula Felix de Souza Carmo Gualberto
26. Vitor Hugo Albino Pelles
27. Diego Martins Silva do Amaral
28. Aline Rizzie Coelho Oliveira Garcia
29. Carlos André Pereira Nunes
30. Rafael Lara Martins
31. Romildo Cassemiro de Souza
32. Ricardo Silva Naves
33. Rildo Mourão Ferreira
34. Valéria Alves dos Reis
35. Jean Pierre Ferreira Borges
36. Philippe Dall’Agnol
37. Renata Medina Felici
38. Leandro Martins Pereira
39. Sara Mendes
40. Caroline Regina dos Santos
41. Lilian Pereira de Moura
42. Paulo Gonçalves de Paiva
43. Fabrício Cândido Gomes de Souza
44. Jônatas Moreira
45. Weliton Soares Teles
46. Luís Gustavo Nicoli
47. Leandro Melo do Amaral
48. Rodnei Vieira Lasmar
49. Vandelino Cardoso Filho
50. Vasco Rezende Silva
51. Luciano de Paula Cardoso Queiroz
52. Henrique Alves Luiz Pereira
53. Flávia Silva Mendanha Crisóstomo
54. Aibes Alberto da Silva
55. Janúncio Januário Dantas
Conselheiros federais
Dalmo Jacob do Amaral Júnior
Fernando de Paula Gomes Ferreira
Marcello Terto e Silva
Marisvaldo Cortez Amado
Valentina Jungmann Cintra
Altair Tavares
Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .