29 de agosto de 2024
Publicado em • atualizado em 14/03/2022 às 12:36

O Sentir Delas: com inscrições até a próxima terça-feira (15), projeto seleciona mulheres goianas para apresentação em festival de MPB

Cantora e produtora Rainy Ághata é idealizadora do projeto, que será realizado pela Cereja do Cerrado Produções. Foto: Iasmim Kudo
Cantora e produtora Rainy Ághata é idealizadora do projeto, que será realizado pela Cereja do Cerrado Produções. Foto: Iasmim Kudo

Um projeto voltado para a valorização da da arte feminina musical produzida em Goiás, promove o festival de Música Popular Brasileira (MPB) exclusivo para mulheres, “O Sentir Delas”. Serão selecionadas, nesta semana, sete cantoras goianas para se apresentarem no evento virtual “O Sentir Delas”, por meio de inscrições que podem ser feitas de forma online, neste link, até a próxima terça-feira (15).

De acordo com a cantora, produtora e idealizadora do festival, Rainy Ághata, o evento, que será realizado por sua empresa Cereja do Cerrado Produções, visa abrir caminho para que o público feminino consiga se posicionar como merece na sociedade, além de quebrar barreiras e preconceitos. 

“A pandemia deixou mulheres artistas, técnicas e produtoras, que vivem de arte, em situação precária mediante ausência de trabalho e impossibilidade de atuação e de sobrevivência, portanto, não podemos deixar de empoderar e fortalecer iniciativas que deem suporte ao fazer artístico dessas mulheres”, acrescentou a profissional.

A proposta do festival, que está em sua primeira edição, é traduzir o sentir e o sentido de vibrar a arte expressa pela alma feminina, além de levar a leitura moderna da MPB, com presença da programação musical, do violão, do baixo e da percussão, visto que cada cantora fará sua própria releitura sonora de quatro músicas que melhor se identificam dentro desse universo, em um show de aproximadamente 15 minutos.

A seleção será realizada entre os dias 15 e 17 de março, com curadoria das professoras de música Flávia Cruvinel e Gilka Martins, e o resultado será anunciado no dia 18 seguinte. As sete cantoras selecionadas receberão o cachê de R$ 1.500 e deverão estar disponíveis para ensaios com a banda e gravação dos shows no Espaço Zabriskie, nas datas e horários agendados pela produção do festival. 

O projeto é viabilizado pela Lei Aldir Blanc 2021, por meio do Edital de Festivais e Eventos de Arte e será transmitido nos dias 17 e 18 de maio, de forma online, datas declaradas Dia de Combate à Homofobia e Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Deste modo, o evento também chamará atenção para os temas.  Como ação de acessibilidade, a transmissão está prevista em telão para as mulheres do Centro de Valorização à Mulher (CEVAM). 

Além das sete mulheres selecionadas, subirão ao palco as artistas goianas Rainy Ághata e Sôila Steter, todas acompanhadas por banda formada pela violonista, baixista, compositora, arranjadora e programadora musical, Isis Krisna, e também por Rebeca Barbosa, no violão e cavaquinho, Geovanna de Castro, na percussão, e Kesyde Sheilla, na clarineta.

Além disso, a programação contará, ainda, com monólogo da atriz Ana Cristina, que soma mais de 35 anos de carreira. Sua performance visa compartilhar, poetizar, discutir, refletir e expressar o que o sentir delas tem a transmitir. Durante a veiculação dos shows, as cantoras também estarão ao vivo no YouTube interagindo com o público.