28 de agosto de 2024
Publicado em • atualizado em 13/09/2020 às 22:05

“O nosso candidato é o Vanderlan”, diz presidente do PSD

Vilmar Rocha fala de estratégias para 2022. (Foto: PSD)
Vilmar Rocha fala de estratégias para 2022. (Foto: PSD)

O cenário da disputa eleitoral de Goiânia está ganhando contornos definitivos com a definição dada pelo presidente do PSD, Vilmar Rocha, ao afirmar que o partido resolveu trocar o deputado federal Francisco Júnior pelo senador Vanderlan Cardoso na candidatura a prefeito da capital. E, o senador está liberado para firmar a aliança com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que é presidente do DEM.

Segundo Vilmar Rocha, o PSD “deu procuração para ele [Vanderlan] ir atrás das alianças, inclusive o DEM”. Aliás, ele reforçou que o partido foi procurado por Caiado para negociar o acordo eleitoral.

Um fator que influenciou a decisão do partido foi o aval do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. Com ele, Rocha conversou por aproximadamente três horas, em Brasília. Segundo resolução, o diretório nacional tem que ser ouvido para decisões em cidades com mais de 100 mil habitantes.

A aliança com o DEM em Goiânia deixa o PSD com seu principal critério para se posicionar nesta eleição, ou seja, ter um candidato próprio. Segundo Vilmar Rocha, este fator conduziu a aliança com o partido de Caiado, pois com o MDB de Maguito Vilela haveria apenas a condição de ser vice.

Olho em 2022

Ao Diário de Goiás, o presidente do PSD opina que não há como acertar uma aliança agora com reflexo direto sobre a próxima eleição para governador de Goiás. Para ele, a coligação com o DEM será feita “sem nenhum compromisso com 2022”. No entanto, é um passo que as condições políticas poderão levar a formatar ou não.

Vilmar Rocha tem consciência de que não há nenhuma dúvida de que, em caso de vitória de Vanderlan Cardoso, “ele (Caiado) vai neutralizar um forte opositor para 2022. Isso é extremamente legítimo no jogo político”.

Vanderlan Cardoso, por outro lado, está fechado nas articulações, até o momento, e não atendeu às solicitações de entrevistas.

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .