Dois jogos e duas derrotas. O Goiás Esporte Clube está fora da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na temporada passada a equipe chegou as semifinais e agora após perder para Madureira e Portuguesa, frustra as expectativas de quem imaginava que a equipe poderia voltar a fazer uma boa campanha.
Uma boa explicação para o vexame na Copinha pode ser o fato do futebol profissional, de última hora, pedir seis jogadores considerados titulares no Sub-20, que fizessem parte da pré-temporada para o Campeonato Goiano. Meio time de baixas as vésperas dia viagem para o interior paulista é um grande problema.
Só que algo que preocupa muito mais que o vexame de 2024, é o fato do Goiás não conseguir aproveitar no profissional a sua base. O Verdão parou de revelar. Alguém se lembra do último jogador formado pelo clube e que foi utilizado no time principal?
Explicação para isso ainda não apareceu. Enquanto enxergamos vários times do Brasil revelando, nos deparamos com o Goiás e aí podemos também colocar Vila Nova e Atlético praticamente estagnados neste processo.
Na temporada passada acompanhamos, só para exemplificar, inúmeras oportunidades para os atacantes Allano, João Magno, Matheus Babi, Alesson e Anderson Oliveira. Garotos que se destacaram na Copa São Paulo, chegando as semifinais, eram desprezados pelo time principal.
Onde está o erro?
1 – Na formação dos jogadores? Será que eles realmente chegam preparados?
2 – Os técnicos do profissional preferem mais seus indicados?
3 – Não existe uma política, com um projeto sólido e investimentos, na revelação de atletas no Goiás?
Talvez seja um pouco de tudo. Só que existe uma certeza… O Goiás não revela mais.