A família Montenegro encerra a marca IBOPE após 79 anos de atividade. O comunicado foi feito no site da empresa, neste domingo. Ao mesmo tempo, a marca adquirida em 2015 passará a se chamar Kantar e encerra o processo de licenciamento e venda iniciado naquele ano. Agora, encerra-se a marca Ibope Inteligência que mantinha a pesquisa na área política.
De fato, o fim da atividade da empresa é o encerramento de um nome que é “sinônimo de pesquisa”, como diz o comunicado. Ao mesmo tempo, na área política, carregou muitas polêmicas em relatórios de pesquisas de opinião que não retrataram os resultados eleitorais. Em Goiás, um dos casos mais rumorosos foi a eleição de 1.998.
COMUNICADO
“Comunicamos que, em decorrência da finalização do processo de venda e do término do acordo de licenciamento da marca IBOPE com a Kantar, a marca IBOPE/IBOPE Inteligência não será mais usada nas operações de pesquisas de mercado, opinião pública e política da família Montenegro.
Ao longo dos últimos quase 80 anos, o IBOPE realizou milhares de pesquisas relevantes para o mercado e para a sociedade brasileira. A excelência do seu trabalho fez com que a marca IBOPE virasse sinônimo de pesquisa, prestígio e credibilidade. Entrou para o dicionário, fazendo com que a marca virasse um substantivo usado largamente no vocabulário do dia-a-dia das pessoas e contribuiu significativamente para o fortalecimento das instituições democráticas do Brasil e particularmente a de pesquisa.
A credibilidade do IBOPE é um dos legados que fica para a história do país”.
Altair Tavares
Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .