Este é um documentário que precisa ser visto e revisto para que os brasileiros tenham uma compreensão exata do que foi a intervenção americana no apoio ao golpe de 1964. O filme é dirigido por Camilo Tavares e Flávio Tavares, este jornalista cassado na época da ditadura militar.
E merece ser visto em todos os detalhes.
Até agora, o discurso do interesse dos EUA no golpe militar de 64, não tinha uma prova tão concreta: a voz de um presidente americano, em diálogo com o Embaixador dos EUA, no Brasil, Gordon.
Dividido em três episódios, assista e conheça a história do golpe de 64.
A sinopse do filme diz tudo: “Este documentário mostra a influência do governo dos Estados Unidos no Golpe de Estado no Brasil em 1964. A ação militar que deu início a ditadura contou com a ativa participação de agências como CIA e a própria Casa Branca. Com documentos secretos e gravações originais da época, o filme mostra como os presidentes John F. Kennedy e Lyndon Johnson se organizaram para tirar o presidente João Goulart do poder e apoiar o governo do marechal Humberto Castelo Branco”.
O documentário está dividido em 3 episódios: A Conspiração; O golpe de Estado; O Escolhido. Assista abaixo. Se você é professor, mostre para os seus alunos. Este é um trabalho muito bem feito.
O dia que durou 21 anos, de Camilo G Tavares from Zcarlos on Vimeo.
Altair Tavares
Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .