02 de setembro de 2024
Publicado em • atualizado em 28/06/2014 às 14:49

O confronto inédito: Caiado x Marina x Vilmar

O confronto entre os candidatos a senador de Goiás pode se tornar uma atração a parte na disputa eleitoral de 2014. Tudo por causa das chapas montadas e pelos nomes que apresentam-se para a análise do eleitor. O deputado Ronaldo Caiado (DEM), a suplente de deputada Marina Sant´Anna (PT) e o deputado federal Vilmar Rocha (PSD) podem protagonizar uma disputa à parte no jogo de forças da política em Goiás.

Esta semana que passou, a candidata Marina Sant´Anna, em entrevista ao Diário de Goiás, afirmou que Ronaldo Caiado tem “ideias retrógradas”. À Vinha FM, Caiado não quis retribuir a dureza da afirmação da petista, mas deixou claro que está pronto para o debate de ideias contra a adversária. O mesmo foi reafirmado em entrevista dada à Rádio 730.

As insistentes e ácidas críticas de Caiado ao governo petista de Dilma Roussef certamente serão apresentadas nos debates e no conjunto do confronto eleitoral. Caberá a Marina responder, e já definiu, o discurso de defesa centrada na melhoria da qualidade de vida dos brasileiros. E vai contrapor com números e dados objetivos da realidade brasileira.

E como Vilmar Rocha vai ficar no meio deste debate? É interessante o fato de que o deputado federal é de um partido aliado a Dilma Roussef que, aliás, está na campanha pela reeleição da presidenta. Por dedução, deve aliar-se a Marina Sant´Anna para a defesa da presidenta. A princípio, seria lógico.

O deputado Ronaldo Caiado tem insistido no discurso de que, se eleito, será um senador que não será “encabrestado” por um governador. A crítica é direcionada a Vilmar Rocha e a aliança com Marconi Perillo. No entanto, é um aviso para Iris Rezende que, se os dois forem eleitos, não terá um senador sob seu controle, também.

Vilmar Rocha e Ronaldo Caia­do protagonizaram, até recentemente, uma disputa pessoal dentro do Democratas e do antigo PFL. São opositores há um bom tempo e posicionados agora, por causa de Marconi Perillo, em situações bem opostas. E, agora, poderão protagonizar uma disputa pessoal direta. A vitória de um, ou de outro, será, sem dúvida um mo­men­to de regozijo pessoal.

A disputa para senador de Goiás poderá ter os melhores debates do processo eleitoral. Quem vai ganhar, certamente, será o eleitor. Mas, é claro, se esses debates forem preparados por entidades, jornais, rádios e TV´s.
Grandes debates virão, certamente, de um grande e inédito confronto político.

 

 

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .