27 de agosto de 2024
Publicado em • atualizado em 29/08/2014 às 03:08

O Brasil é mesmo o país do futebol ?

Não costumo escrever muito sobre esportes, principalmente futebol. Mas após ver pesquisa realizada pelo Ibope, encomendada pelo jornal O Lance, cheguei a conclusão que o Brasil nunca foi e não é o país do futebol.

 Muitos brasileiros enchem a boca para falar que nosso país é sim o país do futebol. Fomos pentacampeões mundiais e exportamos inúmeros craques.

 Mas penso que isto é muito pouco para a grandeza de quem se intitula como país do futebol.

O levantamento feito pelo Ibope aponta que 20,8% dos entrevistados declararam que não torcem para qualquer clube, superando os números de torcedores do Flamengo, 16,2%.

Na Argentina, em levantamento semelhante, o número daqueles que não torcem para nenhum clube é apenas o terceiro, ficando atrás do quantitativo de torcedores de Boca Juniors e River Plate, respectivamente.

Além disso, a média do Brasileirão não é nada boa. Na série A 14.887 pagantes. Na série B, apenas 4 987 pagantes.

A média da nossa 1ª divisão é pior do que as segundas divisões de Inglaterra e Alemanha.

Levam mais gente aos estádios do que o Brasileirão. Isso sem falar em países com menos tradição no futebol como Escócia e Rússia.

Na América, México, Argentina e MLS (liga de futebol dos Estados Unidos e Canadá) superam o Campeonato Brasileiro com sobras, enquanto na Ásia Japão e China, também tem público superior ao campeonato brasileiro.

A segunda série Lance! Ibope 2014 será publicada em cinco terças-feiras seguidas a partir do dia 2 de setembro.

O levantamento ainda deve apresentar as opiniões dos torcedores sobre diferentes aspectos que envolvem o futebol brasileiro, desde o preço dos ingressos à estrutura de estádios, passando por segurança, horário dos jogos, o papel da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ou licenciamento de produtos, dentre outras abordagens.

Nela, será possível identificar um panorama do futebol no país. Não sei se será apresentado, mas gostaria de fazer uma comparação da audiência das transmissões de jogos em rádio e TV no Brasil, se comparado com outras localidades.

Foram ouvidos pela pesquisa Ibope, 7005 pessoas de todos os sexos, com idades acima dos 16 anos e distribuídas por todos os 27 estados do país e o Distrito Federal.

A partir dos dados colocados, do desinteresse do brasileiro quanto ao futebol deixo a pergunta:

O Brasil é mesmo o país do futebol?