16 de outubro de 2024
Publicado em • atualizado em 06/06/2015 às 13:06

Número de casos de Dengue em Goiânia poderia ser 3 vezes maior, afirma secretário

Mais de 54 mil casos de dengue foram notificados em Goiânia neste ano. Se comparado com o mesmo período de 2014, os índices apresentam um aumento de 189,7% no número de casos. A situação é crítica, mas poderia ser ainda pior. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Fernando Machado, a estimativa feita é que mais de 150 mil pessoas contraíssem a doença em 2015.

“A gente colocou na rua mais de 500 agentes de combate a endemia, a gente treinou os agentes comunitários de saúde, que eram mais de 400 agentes, ou seja, um exército de quase 1 mil pessoas fazendo o combate aos criadouros nas ruas e casos. Tivemos apoio do governo federal e também da mídia, a epidemia poderia ser pior. Estima-se que poderíamos ter cerca de 150 mil casos somente na capital”, afirma o secretário Fernando Machado.

De acordo com a secretaria Municipal de Saúde, a proliferação se dá em locais que muitas vezes o agente de saúde não tem acesso. Apesar do fim do período chuvoso, os números ainda continuam elevados. São registrados em média de 1,9 mil casos por semana. O secretário Fernando Machado espera que os índices comecem a cair, mas o trabalho não para.

“Com o fim do período chuvoso vamos ter a proliferação do mosquito, vamos intensificar as visitar, conscientizar a população, cuidar das pessoas que estão doentes e ainda fazer o planejamento para o próximo período chuvoso. A gente precisa fazer um planejamento na área de abastecimento, insumos medicamentos, pois quando voltar o período chuvoso, possível que novos casos venham”, argumenta o secretário.