19 de novembro de 2024
Publicado em • atualizado em 16/12/2016 às 17:45

Novatos e veteranos formam grupos e articulam nomes para eleição da Mesa Diretora da Câmara

Dos 35 vereadores eleitos para a 18ª legislatura, em Goiânia, apenas 13 foram reeleitos. Pouco mais da metade dos 22 novatos, um total de 13 parlamentares já se articula para a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal. O chamado “G-13” procura se organizar e tenta tirar do grupo um nome para a eleição, ou pelo menos ser decisivo na votação do presidente. As movimentações nos bastidores estão a todo vapor neste momento.

Entre os vereadores que fazem parte do grupo dos novatos estão: Anderson Sales (PSDC), Lucas Kitão (PSL), Carlim Café (PPS), Vinicius Cerqueira e Tiãozinho Porto (PROS). Eles estão se reunido constantemente, mas ainda não há nenhuma definição.

“Estamos com 13 vereadores novatos, com práticas abertas para fazer uma Câmara diferente e ter uma visão diferente, ajudar a população a mudar a visão que tem da Câmara. Por enquanto somos 13, mas as conversas continuam”, ressaltou o vereador Vinicius Cerqueira.

Outros grupos

Há pelo menos dois grupos que os próprios vereadores falam abertamente. Um composto pelos seguintes parlamentares: Wellington Peixoto (PMDB), Zander Fábio (PEN), Tatiana Lemos (PC do B), Rogério Cruz e Allyson Lima, Felizberto Tavares (PR) e Juarez Lopes (PRTB).

O outro grupo está sendo articulado por alguns parlamentares da atual legislatura, entre eles Milton Mercêz (PRP) e também por alguns dos novatos. A definição real deverá ocorrer somente nos dias antecedentes da eleição da Mesa Diretora, marcada para o dia 1º de janeiro.

Favoritos

Alguns nomes despontam como favoritos para disputa da eleição da Mesa Diretora da Câmara, entres eles o do trio do PMDB composto por Andrey Azeredo, Wellington Peixoto e Clécio Alves. Do PSDB, o atual presidente Anselmo Pereira que tem bom trânsito com Iris e é do partido do governador Marconi Perillo. Outros nomes também despontam, como o de Milton Mercêz (PRP).

“Tenho conversado com todos os vereadores, vejo que independente de nome, precisamos ver quais são as bandeiras que serão apresentadas a sociedade. Um Poder que acima de tudo seja transparente. Não pertenço a grupo nenhum. Pertenço ao grupo de vereadores da 18ª legislatura”, afirmou Andrey Azeredo.

Outros dois vereadores que se declararam candidatos a presidente têm poucas chances como: Paulo Magalhães (PSD), por conta do soco dado no rosto de Felizberto Tavares e ainda Paulinho Graus (PDT).

Encontros

Nos bastidores, parlamentares estão sendo chamados para conversar com o prefeito eleito, Iris Rezende e com representantes do Palácio das Esmeraldas. Apesar de o governador, Marconi Perillo (PSDB) ter dito que não pretende entrar diretamente na questão, vereadores da nova legislatura deverão ser ouvidos nos próximos dias para tratar do assunto.

Algumas conversas já têm ocorrido. Uma delas foi entre o atual presidente Anselmo Pereira e o prefeito Iris Rezende. “O que vai valer é a convergência das forças. Já conversamos, estamos amadurecendo. O que vale não é a presidência, mas um conjunto de fatores para dar governabilidade à Goiânia”, destacou Anselmo.