Diante da Bolívia na abertura da trajetória da Seleção Brasileira nas Eliminatórias para Copa do Mundo, Neymar marcou dois gols e ultrapassou Pelé. Pronto. Começou a polêmica que rendeu muitas opiniões nos últimos dias.
A FIFA considera que Neymar, agora com 78 gols, superou Pelé que balançou as redes em 77 oportunidades com a camisa verde amarelo em partidas oficiais. A entidade que comanda o futebol mundial, não reconhece jogos de seleções contra clubes e combinados. É aí que vem a discussão.
Considero justo contabilizar esses gols, porque na época de Pelé era comum esse tipo de confrontos para Seleção Brasileira. O calendário permitia, as eliminatórias eram menores e o Rei do Futebol era uma atração no mundo.
Na atualidade, Neymar é também uma grande atração. Só que o calendário é muito apertado e as eliminatórias com 18 jogos, não permite amistosos. Quando eles acontecem são sempre diante de seleções, o que para Fifa é o que caracteriza a partida como oficial.
Muitos vão pensar de outra maneira e isso não vai vai diminuir o tamanho de Pelé. A tendência é que Neymar ultrapasse o Rei no número geral de gols. Faltam apenas 17 e quando isso acontecer ele não vai se tornar melhor.
É uma estatística apenas.