Vem aí uma reforma no Serra Dourada, o principal palco do futebol goiano e que nos últimos anos não teve nenhuma utilidade para o esporte. Virou um elefante branco, que devido a falta de recursos foi se acabando.
O Governo destaca que R$ 9 milhões serão destinados ao estádio em 2022. Só as melhorias nos banheiros vão custar R$ 3 milhões e o restante será destinado para aquisição de uma nova iluminação, no padrão exigido pela Confederação Brasileira de Futebol para receber grandes jogos.
Banheiros e Iluminação são pontos que precisam de reforma, mas para que o Serra Dourada possa receber um jogo dando conforto para torcedores, condições para atletas, árbitros e profissionais de imprensa é necessário muito mais. E não termina aí.
O estádio precisa também ser interessante para os clubes que hoje possuem suas praças esportivas com capacidade de público suficiente para receber jogos das competições nacionais.
Os três da capital se mostram satisfeitos jogando em casa. O Atlético no Antônio Accioly, Goiás no Hailé Pinheiro e o Vila Nova no Onésio Brasileiro Alvarenga. Todos com possibilidade de receber em média 10 mil torcedores.
Em seus estádios não precisam pagar taxa de aluguel, administram e ganham dinheiro com os bares e possuem liberdade para qualquer tipo de ação voltada para o marketing – algo tão comum nos eventos esportivos.
Jogar lá só quando o adversário for o Flamengo, São Paulo, Corinthians, Vasco da Gama, Palmeiras… isso pela possibilidade de uma grande arrecadação, já que você poderia contar com 40 mil pessoas. Só que aí, existe a grande possibilidade de dividir as arquibancadas com outra torcida adversário. Fato que não agrada esmeraldinos, rubro negros e colorados.
Hoje é certo afirmar que nenhum clube quer o Estádio Serra Dourada e o Governo do Estado precisa entender o recado e buscar uma finalidade para o espaço. Se adota um discurso de Governo de mudanças… está aí uma boa oportunidade para mostrar em ações.
Que o Serra Dourada não seja utilizado apenas para alguns jogos por ano e eventos musicais. É uma grande estrutura e precisa de uma finalidade para que não continue sendo o elefante branco que foi nos dois últimos anos.
OBS – O último jogo disputado no estádio aconteceu no dia 8 de dezembro de 2019. Confronto pela Série A do Campeonato Brasileiro entre Goiás e Grêmio.