Geovani dos Santos há 19 anos realiza uma missão muito importante em Goiânia. Ele é agente de combate a endemias.
Uma das atividades mais relevantes feitas por ele é a de tentar barrar o avanço da Dengue na capital.
Ele é responsável por visitar casas, estabelecimentos comerciais, entre outros locais, para verificar a existência de focos da Dengue.
Apesar da função importante que ele presta para o município, assim como outros cerca de 900 agentes, ainda não possuíam estabilidade.
Em uma solenidade realizada no Paço Municipal, o prefeito Paulo Garcia e o secretário de saúde, Fernando Machado, assinaram documento que muda a forma de regime de trabalho.
Eles deixaram de ser celetista e passaram a ser estatutários. A alteração permite melhorias como a inclusão no plano de saúde municipal, aposentadoria e outros benefícios característicos do regime de trabalho.
“ Nós passamos a ter um plano de saúde, em breve um plano de carreira, o quinquênio. Faltava esta valorização pois enfrentamos sérios problemas no dia a dia, entre eles a segurança” ressalta o agente Geovani Santos.
Para que a mudança pudesse ocorrer, foi preciso enviar um projeto de lei a Câmara de Vereadores. No legislativo o projeto foi votado no final do ano passado e foi aprovado por unanimidade.
Um dos problemas reclamados pelos agentes é em relação a ajuda do cidadão no combate à Dengue. Geovani dos Santos reclama que a população deveria ajudar mais neste processo.
“ Se todo cidadão colaborasse no trabalho seria mais fácil” destaca Geovani dos Santos.
Hoje há um déficit de cerca de 100 agentes de combate a Dengue em Goiânia. O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, já autorizou o chamamento de mais aprovados no último concurso.