A Estrada de Ferro Goyaz completa 103 anos na próxima quarta-feira (27). Nesta segunda-feira (25), alunos do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco em Bonfinópolis, a 28 km de Goiânia, conheceram um pouco da história da ferrovia.
Tive a oportunidade de ministrar uma palestra para os alunos do 3° anos do ensino médio. Em pauta, as Memórias dos Trilhos, um passeio pela origem, desenvolvimento, contos de ferroviários, futuro da ferrovia.
A cidade de Bonfinópolis só existe devido à ferrovia. Nos anos 1950 foi inaugurado o trecho Leopoldo de Bulhões-Goiânia. O núcleo urbano foi formado a partir da chegada da estrada de ferro. Trabalhadores se fixaram na região, constituíram famílias e assim a cidade começou a crescer.
“É como se a gente tivesse voltando ao passado, é algo da nossa cultura”, destaca a Daniyzelia Carvalho de 16 anos.
Os alunos aprenderam que hoje Bonfinópolis só existe, pois um dia a ferrovia chegou e a cidade surgiu. Eles também tiveram a curiosidade de saber outros pontos sobre a ferrovia como a possibilidade de se um dia voltar a circular o trem de passageiros na região.
“É importante para conhecermos a cultura. Se o trem voltar para passeio turístico será importante para aprendermos mais sobre a ferrovia em outras regiões, sabermos mais sobre aquilo que nos cerca e as vezes não percebemos.
Sobre a possibilidade de retomada de transporte de passageiros na antiga Goyaz, o Fórum dos Gestores Culturais da Estrada de Ferro desenvolve projeto para implantação do trem turístico de passageiros. Para isto seminários mensais estão sendo realizados. 

