30 de agosto de 2024
Publicado em • atualizado em 27/05/2015 às 10:59

Memória dos Trilhos! Ferrovia completa 103 anos

Piuíííííííííííííí!!! Atenção Senhores Passageiros!!!!! Neste 27 de maio de 2015 a Estrada de Ferro de Goyaz completou 103 anos em território goiano. Há pouco mais de um século foi concluída a Ponte Engenheiro Bethout na divisa entre Minas e Goiás e assim chegaram os primeiros trilhos de uma ferrovia por estas terras.

Até então tudo chegava ou saía pelo carro de boi, não havia boas estradas, as facilidades da comunicação moderna estavam longe de chegar por estas bandas. Sem dúvida a ferrovia foi o primeiro instrumento para encurtar o atraso de Goiás em relação a outras regiões.

Ao longo dos anos a ferrovia foi um importante mecanismo para interiorização do território goiano, para o desenvolvimento econômico local, para o surgimento e crescimento de várias cidades. O trem foi e ainda é sinônimo de progresso na área sudeste do estado, mais conhecida como Região da Estrada de Ferro.

Por onde o trem passou jamais as marcas foram esquecidas, a paisagem mudou. O trem fica no imaginário das pessoas. Até hoje quem era criança na época do trem de passageiros, tem o desejo de que um pouquinho daquela época volte.

Os mais jovens nunca tiveram oportunidade de viajar num trem de ferro.  O Fórum dos Gestores Culturais da Estrada de Ferro tenta construir projeto para que ocorra o transporte turístico de passageiros em toda região.

Cargas ainda são transportadas na nossa primeira ferrovia. A RFFSA quase matou a ferrovia, até na gestão da FCA da mesma forma. Uma linha que ficou praticamente abandonada. Hoje a Valor de Logística Integrada (VLI) executa um processo de recuperação da linha antiga Goyaz.

Nestes 103 anos da Goyaz, qual a reflexão que se tira para o Estado? Qual importância desta ferrovia para os goianos hoje?

Viva Goyaz! Viva a Ferrovia!!