08 de setembro de 2024
Publicado em • atualizado em 03/11/2022 às 14:44

Meliponário recebe visitantes gratuitamente para experiências com abelhas sem ferrão

Meliponário, em Santo Antônio de Goiás, já está recebendo visitantes (Foto divulgação).
Meliponário, em Santo Antônio de Goiás, já está recebendo visitantes (Foto divulgação).

Santo Antônio de Goiás, a apenas 27km de Goiânia, acaba de receber um meliponário, com entrada gratuita aos visitantes, de segunda a domingo, das 8h às 18h. O local é responsável por criar espécies de abelhas brasileiras indígenas sem ferrão e proporciona novas experiências ao público.

Com o objetivo de despertar os sentidos dos visitantes com um jardim sensorial, o meliponário possibilita a observação de abelhas, a análise e o experimento de diferentes texturas dos insumos de colmeias. Os visitantes também poderão degustar o mel, ouvir e tocar as abelhas.

“O projeto visa demonstrar a importância das abelhas nativas para o homem e para o equilíbrio natural dos ecossistemas brasileiros, principalmente para a preservação e conservação da biodiversidade do Cerrado. Ele também vai ajudar diretamente na recuperação da flora nativa e na preservação da reserva para gerações futuras”, destaca Gisana Cristina, meliponicultora e responsável pelo meliponário. 

A especialista também acrescenta que, além da educação ambiental e a preservação do meio ambiente, o meliponário vai influenciar positivamente em outras áreas como na agrofloresta, implantada no Parque Cultural para recuperação ambiental, ao lado do Condomínio Florata.

Parque Cultural Florata

Além do meliponário, o Parque Cultural Florata também conta com trilhas ecológicas, esculturas de arte a céu aberto, lago, agroflorestas e área rara de Mata Atlântica. O parque virou um dos principais pontos de lazer para curtir com a família ou os amigos desde quando foi criado, em 2018. 

Leia também: Loja-fábrica Milcoo chega a Goiânia com opções de iogurtes e sorvetes saudáveis

Pollyana Cicatelli

Jornalista e assessora de imprensa com pós-graduação em Comunicação Organizacional. Responsável pela editoria de cultura / diversão e colunista de turismo no Diário de Goiás. * Contato e sugestão de pauta: [email protected]