Santo Antônio de Goiás, a apenas 27km de Goiânia, acaba de receber um meliponário, com entrada gratuita aos visitantes, de segunda a domingo, das 8h às 18h. O local é responsável por criar espécies de abelhas brasileiras indígenas sem ferrão e proporciona novas experiências ao público.
Com o objetivo de despertar os sentidos dos visitantes com um jardim sensorial, o meliponário possibilita a observação de abelhas, a análise e o experimento de diferentes texturas dos insumos de colmeias. Os visitantes também poderão degustar o mel, ouvir e tocar as abelhas.
“O projeto visa demonstrar a importância das abelhas nativas para o homem e para o equilíbrio natural dos ecossistemas brasileiros, principalmente para a preservação e conservação da biodiversidade do Cerrado. Ele também vai ajudar diretamente na recuperação da flora nativa e na preservação da reserva para gerações futuras”, destaca Gisana Cristina, meliponicultora e responsável pelo meliponário.
A especialista também acrescenta que, além da educação ambiental e a preservação do meio ambiente, o meliponário vai influenciar positivamente em outras áreas como na agrofloresta, implantada no Parque Cultural para recuperação ambiental, ao lado do Condomínio Florata.
Parque Cultural Florata
Além do meliponário, o Parque Cultural Florata também conta com trilhas ecológicas, esculturas de arte a céu aberto, lago, agroflorestas e área rara de Mata Atlântica. O parque virou um dos principais pontos de lazer para curtir com a família ou os amigos desde quando foi criado, em 2018.
Leia também: Loja-fábrica Milcoo chega a Goiânia com opções de iogurtes e sorvetes saudáveis
Pollyana Cicatelli
Jornalista e assessora de imprensa com pós-graduação em Comunicação Organizacional. Responsável pela editoria de cultura / diversão e colunista de turismo no Diário de Goiás. * Contato e sugestão de pauta: [email protected]