29 de agosto de 2024
Publicado em • atualizado em 12/02/2020 às 23:41

Marina Silva e Caiado: Agora, inimigos do mesmo lado

Em um ano, muito aconteceu com a candidata derrotada no primeiro da eleição presidencial, Marina Silva. Ao declarar o apoio a Aécio Neves, a líder do Rede que está filiada ao PSB, passa a integrar a lista de pessoas que, outrora, ela negava. 

É o caso do deputado federal e senador eleito do DEM, Ronaldo Caiado. Quem diria que, depois de um ano, Marina Silva figurasse no mesmo grupo?

O Diário de Goiás relembra a história que levou à desmontagem da aliança entre Vanderlan Cardoso (PSB) e Ronaldo Caiado. Na eleição presidencial, os dois estão do mesmo lado com o apoio declarado a Aécio Neves.

Em 09 de outubro de 2013, Marina Silva já era filiada ao PSB, pois não conseguiu autorização da Justiça Eleitoral para constituir o partido Rede. Logo após a filiação, surgiu a dúvida sobre a aliança que ela acabara de entrar e o grupo em Goiás formado por Vanderlan e Caiado. 

09/10/13 – Marina Silva descarta palanque com Ronaldo Caiado

Não satisfeita, ao ser questionada sobre o fato de que poderia estar ao lado de Ronaldo Caiado, a nova filiada ao PSB disparou uma das mais contundentes frases sobre o líder do DEM. E, naquele momento, foi crucial para o rompimento entre Caiado e Vanderlan.

09/10/13 – Por coerência, Caiado deve deixar aliança com PSB, diz Marina Silva

Naquela data, ainda para preservar a aliança com Vanderlan, Caiado declarava que podia tocar a campanha, independente da filiação de Marina Silva ao PSB.

09/10/13 – Caiado nega desconforto com Marina em palanque da terceira via

Logo em seguida, o candidato Vanderlan Cardoso tentava manter a aliança com Caiado. Mas, não deu certo.

10/10/13 – Vanderlan tenta consertar estrago de Marina Silva

Mas, diante da insistência de Marina Silva, Caiado passou a reagir. Numa entrevista, demonstrava decepção com Eduardo Campos.

10/10/13 – Caiado, à Folha: “Não foi a Marina quem aderiu ao Eduardo, foi ele quem aderiu à Marina”

Após este conflito, Caiado saiu da aliança com Vanderlan, que não teve habilidade política para manter a aliança. Novas tentativas foram feitas, mas o cenário não mudou.

12/01/14 – “Parceria com Caiado ameaça candidatura de Vanderlan”, diz Martiniano Cavalcante

Em abril de 2014, o assunto voltou à agenda política, pois o deputado Ronaldo Caiado ainda não havia definido qual seria sua aliança na eleição. Ele já aparecia na liderança das pesquisas eleitorias.

15/04/14 – Marina Silva, sobre aliança de PSB goiano com Caiado: “Sem chance”

Um ano depois: 

Marina Silva declara apoio à candidatura de Aécio Neves …. e figura ao lado do mesmo posicionamento político de Ronaldo Caiado. 

 

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .