28 de agosto de 2024
Publicado em • atualizado em 13/02/2020 às 00:56

Marconi, Iris, Maguito, Adib, Ernesto Roller e a conversação republicana

O governador Marconi Perillo tem reforçado, sempre que se reúne com um prefeito do PMDB, que age de forma republicana: não discrimina nem retalia.

Faz isso independente de partido, e apesar do embate político que muitas vezes faz subir o tom das críticas de lado a lado.

Cito quatro casos sintomáticos, três recentes e um não muito distante no tempo.

Iris Rezende (Goiânia), Ernesto Roller (Formosa) e Adib Elias (Catalão), no exercício do mandato. E Maguito Vilela, que deixou em dezembro a prefeitura de Aparecida de Goiânia.

Iris já disputou o governo contra Marconi; Maguito disputou contra o candidato apoiado por Marconi; Ernesto e Adib eram, até dezembro, integrantes da bancada oposicionista na Assembleia Legislativa.

No passado, embates duros. Agora, encontros cordiais.

Adib também conversou antes com o governador, quando foi recebido no Palácio, e voltou a conversar nesta quarta, quando o recebeu em Catalão.

Leia mais aqui: Em Catalão, Marconi e Adib selam parceria para o desenvolvimento do município

Encontro igualmente cordial.

“Não existe obstáculo político para o bem das pessoas. Em primeiro lugar é o cidadão”, disse o prefeito.

“Prefeito, quero dizer que estamos abertos para o melhor relacionamento republicano”, devolveu o governador.

Tem uma coisa.

Nem sempre as relações políticas funcionam assim.

Mas, quando funcionam, causam estranheza pelo que comunicam de positivo, e não de negativo.

Por mais incrível que isso pareça, diga-se – afinal, a expectativa, torcida até, é normalmente pelo conflito.

Que política e conflito sejam vistos como sinônimos, nenhum problema. É uma forma de tratar as coisas. Problema há quando política não rima com entendimento.

Marconi se entender com Iris, Maguito, Adib e Roller é bom para Goiás, Goiânia, Aparecida, Catalão e Formosa. Melhor ainda se não fazem disso negócio político, também chamado de aliança fisiológica (e etc.).

Cada um no seu papel. Republicano.

Vassil Oliveira

Jornalista. Escritor. Consultor político e de comunicação. Foi diretor de Redação na Tribuna do Planalto, editor de política em O Popular, apresentador e comentarista na Rádio Sagres 730 e presidente da agência Brasil Central (ABC), do governo de Goiás. Comandou a Comunicação de Goiânia (GO) e de Campo Grande (MS).