Centenas de pessoas realizaram, na tarde desta quinta-feira, 3, um buzinaço para pedir que o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), reveja sua decisão de se aposentar e que concorra à reeleição no pleito deste ano. De acordo com os organizadores do evento, mais de 500 carros participaram do movimento.
Promovido por populares, o ato em apoio à candidatura do emedebista partiu do estacionamento do Estádio Serra Dourada em direção ao Paço Municipal, onde os manifestantes se concentraram para tentar um encontro com o prefeito.
De seu gabinete, no quinto andar, Iris acompanhou tudo de longe. Ao contrário do que esperavam seus apoiadores, ele não desceu. Ficou lá, ouvindo, pensando. E, refletindo. Distante do movimento, Iris fica mais perto do jogo eleitoral. Se tivesse descido, inviabilizaria sua candidatura. Ao receber a carta dos manifestantes, emocionou-se. Ou seja: ele em condições de ser integrar o jogo. E, segue forte.
“Fico muito emocionado com essas demonstrações de carinho por parte da população. É uma honra encerrar minha vida pública com o povo ao me lado, é assim que sempre gostei de administrar.”, disse Iris. Mas, não disse não.
Esse buzinaço tinha tudo para não dar certo: foi realizado em plena quinta-feira, em horário de expediente, debaixo de um sol escaldante, em meio a uma pandemia, num momento em que ainda não há clima eleitoral e que as pessoas estão, de forma geral, descrentes da política. Um movimento puxado por populares, sem líderes políticos. Apenas o povo. Enfim, foi um grande feito político.
E ganhou registro da esposa do prefeito, Dona Íris de Araújo, com ênfase sobre o valor da manifestação, nos tempos atuais.
É inédito em tempos como agora um político deixar um cargo e ser solicitado para ficar.É a maior homenagem que um homem público pode receber.Esqueci de dizer que ele tem 87 com carinha de 86 rsrs
— Dona Iris (@Gab_DonaIris) September 3, 2020
Na verdade, foi um dos maiores atos políticos da campanha eleitoral para prefeito de Goiânia, até agora. E, nasceu de forma espontânea, disse Cássio Andre, um dos organizadores que fez o chamamento pelas redes sociais.
Esse ato pode ter um grande efeito, dentro e fora do MDB. Mas, independentemente disso, duas coisas ficaram evidentes: a força do prefeito Iris Rezende e o fato de que ele ainda pode ser candidato. A porta para sua candidatura está aberta. Mais do que antes. Mais do que nunca.
Ao jornal O Popular, o presidente do MDB em Goiânia, Carlos Júnior, apontou em outra direção ao afirmar que a manifestação “foi deselegante com a decisão do prefeito” e que se Iris “mudar de ideia, vai ser candidato. Mas não precisa forçar”.
O MDB continua o embate de sempre: Iristas x Maguitistas.
A carta entregue ao prefeito
No evento, os manifestantes entregaram uma carta ao prefeito de Goiânia com a formalização do pedido. Veja:
Altair Tavares
Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .