28 de novembro de 2024
Publicado em • atualizado em 14/03/2016 às 22:46

Lula a um passo de assumir um ministério de Dilma Roussef

A confirmação de que o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva vai assumir um ministério do governo de Dilma Roussef foi divulgada nesta segunda, 14, pelo Blog do Tarso. No começo da noite, a Folha de São Paulo tratava o assunto como uma possibilidade de Lula assumir o cargo de ministro. 

O Brasil 247 informou que há dúvida sobre qual ministério Lula deve assumir e trata o tema como decisão de alto impacto. “A presidente Dilma Rousseff decide nomear o ex-presidente Lula em seu gabinete, fazendo parte do núcleo duro do governo. Lula deve ser nomeado ministro da Casa Civil ou da Secretaria de Governo. Nesta posição, e também como candidato à presidência da República em 2018, Lula tentará organizar medidas para a retomada do crescimento e também para reaglutinar a base de sustentação do governo no Congresso. A oposição deverá criticar decisão, que dá ao ex-presidente o foro privilegiado e o retira do alcance da força-tarefa paranaense. Lula, no entanto, poderá ser investigado na Lava Jato pelo STF”, informou o 247.

A colunista Tereza Cruvinel informou que “a presidente Dilma Rousseff e a cúpula do governo aguardam a chegada do ex-presidente Lula em Brasília nas próximas horas para acertar seu ingresso no ministério. Embora ninguém ouse dizer “ele aceitou”, o fato de estar vindo a Brasília indica disposição para aceitar. E com isso, Dilma lança mão de sua última carta, o ás de ouro, no esforço para salvar seu governo”. Entre nomear Lula e tentar uma última cartada para salvar seu governo e as críticas da oposição, a presidente teria optado pela primeira alternativa.

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .