25 de agosto de 2024
Publicado em • atualizado em 23/08/2024 às 19:37

Longa-metragem de animação goiano “A Ilha dos Ilús” é indicado a prêmio de cinema nacional

A animação "A Ilha dos Ilús" foi a maior bilheteria de um filme goiano. Foto: Divulgação
A animação "A Ilha dos Ilús" foi a maior bilheteria de um filme goiano. Foto: Divulgação

O longa-metragem de animação goiano “A Ilha dos Ilús”, dirigido por Paulo G. C. Miranda e produzido pela Mandra Filmes, foi indicado ao Prêmio Grande Otelo, que homenageia os destaques do cinema brasileiro. A premiação é uma das maiores honrarias do cinema nacional. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 28 de agosto, às 21h, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

O evento será transmitido ao vivo pelo Canal Brasil e pelo YouTube da Academia Brasileira de Cinema. Este é o primeiro longa-metragem de animação da história do estado a ser indicado ao prêmio, destacando a produção audiovisual goiana no cenário nacional. Este ano, a premiação conta com a participação de mais de 200 profissionais e 39 longas-metragens brasileiros, além de produções ibero-americanas e curtas-metragens de diversas categorias.

Animação histórica

O longa-metragem “A Ilha dos Ilús” foi a maior bilheteria de um filme goiano. Produzido pela Mandra Filmes, a animação estreou nos cinemas comerciais em setembro de 2023, após passar por diversos festivais nacionais e internacionais. O filme é voltado para o público infantil de 5 a 12 anos.

A Ilha dos Ilús conta a história de Pocó, um cachorro que, ao ser enviado para a família errada, precisa retornar à ilha onde tudo começou. Durante a aventura, Pocó se junta a um grupo de animais rejeitados para encontrar uma passagem secreta, enfrentando uma força maligna no processo. A animação aborda temas como diversidade, amizade e companheirismo, utilizando o humor para revisitar fábulas tradicionais.

A trajetória de “A Ilha dos Ilús” inclui participações em 17 festivais nacionais e internacionais, com prêmios de Melhor Longa de Animação e Melhor Desenho de Som no 7º Five Continents International Film Festival, na Venezuela, e o título de Best Feature Animated Film no Moscow International Children’s Film Festival, na Rússia.

Luana Cardoso

Luana

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.