31 de agosto de 2024
Publicado em • atualizado em 25/05/2017 às 17:08

Leon Deniz está no meio do tiroteio, na guerra de lados pela OAB-GO

Leon Deniz e Flávio Buonaduce
Leon Deniz e Flávio Buonaduce

Uma informação publicada nesta quarta-feira no Diário da Manhã dá a medida da alta-voltagem da disputa antecipada pelo comando da OAB-GO.

Ela aponta que Leon participou de ato da OAB Forte como reforço. Sim, participou. Como reforço.

Quer dizer, como coadjuvante do mesmo grupo que deixou, lá atrás, para formar uma oposição que depois de tentar muito chegou ao poder com o atual presidente, Lúcio Flávio, com quem Leon está agora oficialmente rompido.

O ato de segunda-feira foi claramente de construção de candidatura para o ano que vem. E, pelo jeito, está longe de se mostrar estruturado em torno de Leon.

Pelo contrário. Leon é o reforço que abala o inimigo. Aliado conveniente agora, depois de ser tachado de aliado inconveniente pelos ex-companheiros da atual gestão.

Lúcio Flávio também está se mexendo. A reação interna de Leon e a articulação dos velhos adversários deixaram claro que ou ele lidera, ou será atropelado. Agora, corre contra o tempo – e o desgaste das críticas e cobranças.

Nesse ritmo, o jogo na entidade vai ganhando forma, reassumindo os dois lados de sempre: OAB Forte X OAB Que Queremos.

Sem a confiança de um ou de outro, o risco de Leon Deniz é ficar perdido no meio do tiroteio. 

***

O que saiu no DM na quarta:

Do contra I

O conhecido grupo OAB Forte, que ficou em terceiro lugar na eleição sucessória da Ordem em 2015, realizou reunião política na última segunda-feira e contou com o reforço do advogado Leon Deniz, atual conselheiro federal da entidade. O encontro colocou lado a lado Pedro Paulo Medeiros e Leon. Medeiros patrocina ação para cassar a direção da OAB-GO, da qual faz parte Deniz, que realizou, no ato, seu sonho de voltar ao seio da OAB Forte, de onde foi expulso em 2006, rotulado de “pequena defecção”.

Do contra II

Na mesa dos trabalhos da reunião política, já visando à próxima sucessão na OAB, estava o advogado Waldemir Malaquias, que tem rixa pessoal com o atual presidente da entidade, e Sheila Mortoza, que foi derrotada na disputa indireta que escolheu a nova secretária adjunta da Ordem. A lista de participantes do encontro, promovido pelo advogado Júlio Meirelles, recebeu 124 assinaturas. Meireles, que foi secretário-geral na gestão passada, movimenta o grupo para tentar chegar à presidência da OAB-GO.