Dados do Sistema de Divulgação de Candituras do Tribunal Superior Eleitoral apontam que até a manhã desta sexta-feira (25), 12 pessoas desistiram de participar das eleições em Goiás.
Todos para candidaturas de cargos de deputados, sendo oito para estadual e quatro para federal.
Os desistentes de candidaturas ao cargo de deputado federal são: Eduardo Machado (PROS), Professor Malaquias (PTC), Vavá (PSB) e o presidente estadual do PSC, Joaquim Jacinto de Lima, conhecido como Liminha.
Já para as candidaturas a deputado estadual, os desistentes são: Alex Bombeiro (PROS), Professor Sorrentino (PSB), Tomatim (PMN), Fernando da Comurg (PPL), Zezito Moura (PSC), Luciana Cabral (DEM) e duas figuras conhecidas da política goiana, o ex-deputado José Essado (PMDB) e o ex-prefeito de Senador Canedo, Túlio Sérvio (PSB).
Atualmente José Essado é suplente de deputado estadual, José Essado já ocupou cadeira parlamentar na Assembleia Legislativa entre os anos de 1990 e 1994 e entre 1994 e 1998. Ele também já foi prefeito da cidade de Inhumas.
O ex-prefeito da cidade de Senador Canedo, Túlio Sérvio (PSB), também desistiu de disputar as eleições de 2014. Eleito como vice em 2008, assumiu em 2010, em decorrência da candidatura de Vanderlan Cardoso ao Governo do Estado.
O médico e ex-prefeito recentemente ocupou a Secretaria de Saúde de Senador Canedo e deixou na oportunidade este cargo, para participar do processo eleitoral.
Deferidos:
Até o momento, 14 candidatos ao cargo de deputado, sendo 10 estadual e 4 federal já tem o registro de candidatura deferido. Todos são do PSDC.
Aguardando Julgamentos:
No total 962 pessoas aguardam julgamento dos registros de candidaturas. São 802 candidatos a deputado estadual e 160 a federal que aguaram decisão da Justiça Eleitoral.