Um resultado imediato provocado pelo lançamento da pré-candidatura de Iris Rezende (PMDB) a governador de Goiás é o fortalecimento da mesma postulação pretendida por José Batista Júnior (Júnior do Friboi). A lógica seria o enfraquecimento, mas, na política, a ordem direta das coisas não é regra única. O cenário no PMDB é: Iris rebaixou-se a Friboi e este elevou-se a Iris.
Em outros tempos, o lançamento de uma candidatura de Iris Rezende representaria o fim dos interesses de qualquer outro postulante. Ao manter-se como pré-candidato interessado em disputar os votos da Convenção do PMDB, Júnior do Friboi eleva-se ao mais alto patamar dentro do partido que tem “um mito” de nome Iris Rezende.
A pré-candidatura de Júnior Friboi, com perspectiva de vida até a Convenção do mês de junho, vai sobreviver ao combate interno? Difícil responder, imediatamente. Mas, ao se observar os obstáculos superados por Friboi desde a filiação dele ao PMDB, é possível perceber que o pré-candidato já exibiu uma experiência política que havia sido subestimada por muitos, dentro e fora do PMDB.
Entre o que pode e o que deve fazer, Júnior Friboi certamente dará privilégio à segunda opção. Ele tem o dever, se quiser crescer do ponto de vista político, de manter a pré-candidatura e disputar os votos com Iris Rezende. Se vencer, conseguirá um feito histórico. Se perder, não haverá nenhum demérito para um agente político que entrou para a história por enfrentar Iris Rezende numa Convenção.
Os próximos meses evidenciarão a profunda divisão no PMDB? As feridas serão curadas após a Convenção? Quem vai vencer? O poder incipiente de Júnior Friboi ou o poder consolidado de Iris Rezende? Para Friboi, a derrota será um troféu. Para Iris, será uma tragédia. A vitória, para Friboi, será um feito histórico. Para Iris, uma oportunidade, como ele mesmo disse, de exercitar a humildade.
PERGUNTA:
– O clima de disputa dentro do PMDB vai aprofundar o racha no partido?
Aguardo sua resposta, comente abaixo:
LEIA MAIS:
- “Serei o senador do povo goiano”, diz Caiado
- Iris e Friboi põem o PMDB em movimento acelerado
- “Vamos trabalhar pela aliança com PMDB no primeiro turno”, diz Gomide
- Friboi diz que disputa com Iris será “sadia” e valerá a vontade da base, não da cúpula
Altair Tavares
Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .