09 de janeiro de 2025
Publicado em • atualizado em 02/12/2015 às 17:35

José Eliton deve deixar a SED e dedicar-se à vice governadoria

O vice governador de Goiás, José Eliton Júnior, deve deixar a secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Goiás. A mudança seria, inclusive, uma consequência do resultado da eleição da OAB-GO, pois o vice dedicou-se à campanha da OAB Forte e de Flávio Buonaduce.

Saiu derrotado (Abraçado com a OAB Forte).

Nos bastidores, são avaliadas as condições políticas do vice e a perspectiva da campanha eleitoral de 2016. Se quiser consolidar uma candidatura a governador, e a eleição, José Eliton deve dedicar-se muito mais às articulações políticas para a formatação das chapas dos prefeitos da base aliada marconista.

Eliton tem, obviamente, de construir alianças e, claro, conquistar vitórias. Em síntese, construir a base para a eleição de 2018. Sem isso, não terá condições de sustentar a candidatura a governador.

Ocorre que, acumulando a condições de secretário, o vice enreda-se em ações políticas e administrativas que mais atrapalham do que colaboram para o que importa: o resultado eleitoral. Ademais, há sempre algum risco como ordenador de despesas para implicações jurídicas. Não significa que há fatos, mas um risco.

José Eliton assumiu uma secretaria do governo a pedido do governador Marconi Perillo para contornar uma situação política da transição para o quarto mandato. Neste caso, a missão estaria cumprida.

A visão geral é que a eleição de 2018 já começou, e passa por 2016 em virtude de um esperado avanço da oposição, inevitável depois de quase 20 anos de um grupo só no poder, como mostrou a eleição da OAB pode ser um sintoma dos processos eleitorais que virão.

José Eliton é um cumpridor de missões. Foi vice de Marconi a pedido de Ronaldo Caiado(DEM), em 2010. Assumiu a CELG naquele mandato por um período, depois deixou. Entrou na SED para cumprir uma missão política e atender ao PP. Agora, a missão é o foco na eleição de 2016. 

 

 

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .