29 de agosto de 2024
Publicado em • atualizado em 29/08/2024 às 16:23

Jairo Rabelo lança livro “Canções de Arco e Lira”, nesta sexta-feira (30)

Foto; Divulgação
Foto; Divulgação

O poeta Jairo Rabelo lança, nesta sexta-feira (30), seu terceiro livro de  poemas. Por nome “Canções de Arco e Lira”, a obra  faz parte das Edições Consorciadas, projeto levado adiante pela União Brasileira dos Escritores, Seção Goiás e a Contato Comunicação.

O lançamento ocorre das 19 às 21 horas, no Espaço da Biblioteca do SESC- Centro, em Goiânia, com mediação do mestre de cena Ery Ferreira, apresentação musical de Luís Cláudio e cênica do ator Marlos Pedrosa, com declamação de trechos do livro. 

A obra

“Canções de Arco e Lira” tem a apresentação da psicóloga e arte terapeuta Sonia Tomasi e a ilustração da capa de Ana Luisa e é composto por 53 poemas e 19 aforemas (poemas breves). A obra transita entre o lúdico, o reflexivo e a provocação. 

Percebe-se, ainda, em meio à coletânea, o ciclo do poema, da temática social, ambiental e das relações com a alteridade, com uma pitada de humor. 

“Uma constatação de que precisamos do arco e da lira para fazermos a travessia”, frisa o autor da obra.

Biografia do autor

Jairo Rabelo da Silva nasceu em Cachoeira Dourada, Goiás, em 19 de novembro de 1964. Filho de Arlindo Nunes da Silva e Dalva Rabelo da Silva, é bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (2000) e mestre em Filosofia Política (Séc. XII) pela mesma instituição (2003). 

No campo da Psicanálise, apresentou o trabalho: “O Amor Intelectual de Espinosa”, na Primeira Jornada de Psicanálise promovida pela Delegação-Geral da Escola Brasileira de Psicanálise-GO/DF, em 9 de dezembro de 2006. Concluiu especialização em Psicologia Analítica (Teoria e Clínica Junguiana) pela Unipaz, 2018-2019, com o trabalho: “A Função Transcendente uma Chave Junguiana para Compreensão do Processo Criativo”.  

Participou como ator e compositor nas peças: “Todo Dia é Dia de Espetáculo”, “Carroça-Brasil”e “Monólogos da Loucura”, do Movimento de Artes Criação Pau a Pique (1986-1991).
Em 1996, realizou junto com os músicos Luiz Faria e João de Freitas, o show “Apenas Humano”, no Pátio Verde, Setor Universitário.

Em 1987, participou da coletânea “Poemas Populares – Porque o Povo Escreve”, organizada pelo Movimento de Resgate da Identidade Cultural. Já em 2011, por meio da Coleção “Goiânia em Prosa e Verso”, da Prefeitura de Goiânia, publicou o livro Arma Zen. Em 2017, publicou o livro Idiossingrafias, pela Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Goiânia.

Neste ano de 2024, através do projeto Edições Consorciadas, publica seu terceiro livro: Canções de Arco e Lira. 

Contato

whatsapp (62) 983227171