Nesta sexta-feira (30), o jornalista Iúri Rincon Godinho fará o lançamento do livro “Como Goiânia Construiu Brasília”, às 20 horas, na Federação do Comércio. A obra defende a ideia de que Brasília não existiria sem a capital goiana e será o primeiro volume, já que a sequência será lançada em 2024.
Composto por 200 páginas, o livro contou com o trabalho de pesquisa do jornalista ao longo de cinco anos e dispõe de mais de 100 fotos inéditas. Segundo o autor, desde 1951 os políticos goianos se movimentavam para a construção de uma nova capital, culminando em 1955, quando o governo de Goiás assumiu a desapropriação das terras de Brasília e comprou a primeira fazenda. Iúri ainda destaca que foi o então vice-governador de Goiás, Bernardo Sayão, quem colocou o primeiro marco da futura capital, construiu dois aeroportos e abriu a estrada até o local.
Leia também: Exposição de fotos dos povos do Alto Xingu pretende preservar cultura local
A obra é o terceiro trabalho do autor sobre o tema. Outros livros de Iúri Rincon Godinho, como “A Construção” (1932-1942), “Goiânia em Guerra” (1943-1950) e “Como Goiânia Construiu Brasília” também já foram publicados.
Pollyana Cicatelli
Jornalista e assessora de imprensa com pós-graduação em Comunicação Organizacional. Responsável pela editoria de cultura / diversão e colunista de turismo no Diário de Goiás. * Contato e sugestão de pauta: [email protected]