29 de agosto de 2024
Publicado em • atualizado em 04/05/2014 às 20:06

Iris sai, Marconi gosta

(Publicado no Jornal Tribuna do Planalto)

Desde que o ex-prefeito Iris Rezende anunciou a decisão de sair disputa para governador, as perguntas sobre o cenário político foram feitas de forma insistente, por todos os lados. Quem ganhou com a saída dele e quem perdeu? Iris fora é sinal de mais tranquilidade para uma candidatura à reeleição do governador Marconi Perillo (PSDB)? De alguma forma, Vanderlan Cardoso (PSB) e Antônio Gomide (PT) se beneficiam do novo cenário ou não? Pelas pesquisas eleitorais, Perillo e seus apoiadores gostaram.

As pesquisas Verus e Grupom divulgadas pelo Tribuna do Planalto, Rádio 730 e Diário de Goiás mostraram cenários que simularam uma vantajosa situação de Marconi Perillo sem Iris Rezende na disputa. Então, a leitura destas pesquisas ganha valor, agora. No entanto, somente as próximas rodadas, certamente após 15 de maio, mostrarão se este novo cenário confirma a folgada liderança de Perillo. No primeiro momento, os marconistas gostaram da desistência de Iris.
Em tese, os votos de Iris Rezende iriam para a oposição. Mas a lógica não é essa, em se tratando de campanha eleitoral. O ex-prefeito confidenciou a aliados que, agora, vai observar qual o comportamento do candidato Júnior Friboi. Qual a estratégia que ele vai seguir para conquistar os peemedebistas-iristas-decepcionados? Se não conseguir unificar o PMDB e angariar aliados, a candidatura de Júnior Friboi corre sério risco de não crescer o suficiente.
O candidato a governador petista, Antônio Gomide, pode vir a ser um dos mais beneficiados com a saída de Iris Rezende. O discurso no PT sempre foi de distância em relação a Júnior Friboi. Então, Gomide mantém o ritmo de contatos no interior para angariar apoio de iristas-insatisfeitos. O candidato Vanderlan Cardoso (PSB) continua no mesmo lugar, mas com chances de ganhar espaço com aquele discurso de que a polarização Perillo-Iris era prejudicial à política em Goiás. Agora, o cenário é: Marconi X os novatos.

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .