28 de agosto de 2024
Publicado em • atualizado em 15/09/2012 às 19:39

Iris, Paulo, Darci, Pedro…uma oposição bem na foto

A foto que mostra Iris Rezende (PMDB) liderando carreata junto com o prefeito e candidato à reeleição Paulo Garcia (PT), na manhã deste sábado (15), em Goiânia, é emblemática de um momento virtuoso para parte do que ainda teima em se apresentar como oposição em Goiás.

Estão lá, na caminhonete, os ex-prefeitos petistas Darci Accorsi e Pedro Wilson, o casal Iris (o marido e a mulher, deputada federal Iris Araújo) e Paulo.

PT e PMDB já foram adversários ferrenhos em Goiás. Darci ousou buscar uma aliança que, naquele primeiro instante, sofreu duro ataque dentro de seu próprio partido. Foram aliados então na marra, e nas administrações do município e do Estado. Agora, na alegria.

Iris sempre foi favorável ao encontro das duas legendas. Um encontro que só não ocorreu antes dele, de novo, porque Maguito deixou escapar a outra aliança, a eleitoral, pelos dedos. Por isso e por outras razões, acabou derrotado em mais uma disputa pelo governo.

Iris buscou a aproximação com vontade explícita na sua volta à Prefeitura. Pedro resistiu, mas não interferiu. Paulo foi o elo. Foi o escolhido por Iris dentro do partido aliado. A vitória foi de petistas e peemedebistas.

Com o tempo, mais barreiras foram vencidas. E o fato é que hoje PT e PMDB, como mostra a foto, estão juntos num casamento que está dando frutos e que pode ter seu ápice em 2014. São protagonistas da história que se está escrevendo em Goiás.

Principalmente, o PT voltou a ficar unido e apaziguado depois de Darci e Pedro se enfrentarem. Quem imaginaria isso: os dois se enfrentando, e agora juntos, e juntos com Iris?

A foto revela uma oposição que pode existir na prática e vencer eleições. Um outro Goiás que desponta. Uma foto reveladora. A imagem que, para Paulo Garcia, funciona como uma outra vitória.

Vassil Oliveira

Jornalista. Escritor. Consultor político e de comunicação. Foi diretor de Redação na Tribuna do Planalto, editor de política em O Popular, apresentador e comentarista na Rádio Sagres 730 e presidente da agência Brasil Central (ABC), do governo de Goiás. Comandou a Comunicação de Goiânia (GO) e de Campo Grande (MS).