23 de novembro de 2024
Publicado em • atualizado em 11/12/2020 às 05:53

“Iris é um político completo”, diz cientista político

Itami Campos (foto divulgação)
Itami Campos (foto divulgação)

A identidade do prefeito Iris Rezende (MDB) com Goiânia e sua hegemonia política na capital foram assuntos destacados pelo cientista político Itami Campos durante live promovida pela Federação do Comércio de Goiás (Fecomércio) em homenagem à trajetória política do emedebista. O retorno de Iris ao Paço em 2016 e a eleição de Maguito Vilela à Prefeitura de Goiânia nas eleições deste ano, na avaliação do especialista, evidenciam a força de Iris e sua hegemonia na capital. A live foi mediada pelo jornalista Iúri Godinho.

“Iris é um político essencialmente de Goiânia. A cidade foi seu principal espaço político”, explica Itami ao recordar que o prefeito foi reeleito em 2008, fez seu sucessor em 2012, retornou ao cargo em 2016 e, nas eleições deste ano, fez novamente o sucessor. Afinal, mesmo sem subir no palanque de Maguito, Iris foi seu grande cabo eleitoral.

“A sucessão dele vai ocorrer por meio de um aliado histórico. Alguém que foi vinculado a ele na campanha ao dizer que vai dar continuidade à sua gestão”, disse Itami ao falar do prefeito eleito Maguito Vilela. “O Iris vai terminar a carreira saindo por cima e o sucessor, de certa forma, é cria dele”, frisou.

Político Completo

Na avaliação de Itami Campos, “Iris é um político completo”: gestor versátil, hábil em lidar com as pessoas e fiel ao povo mais simples. “Ele sempre interagiu com as camadas mais simples da sociedade. Ele nunca se aproveitou de um momento mais propício nesse sentido para se aproximar desse eleitor”, afirmou.

Como exemplo dessa qualidade do prefeito, Itami destacou os mutirões realizados desde a primeira gestão de Iris, na década de 1960. Segundo ele, “trazer os mutirões, que eram uma atividade do sertanejo, para administração pública revela essa característica do Iris. Lembro da satisfação das pessoas com os mutirões e os benefícios que recebiam com essa atividade”.

O cientista político avalia que, com essa postura, o prefeito “criou no Brasil uma forma diferente de fazer política”. Embora tenha iniciado sua carreira em um momento de populismo no País, enfatiza Itami, Iris não era populista. “Ele sempre soube agregar, compatibilizar pessoas e fazer com que a gestão tivesse um respaldo político e popular significativo”.

Itami Campos destacou também a versatilidade com que Iris Rezende atuou em suas quatro gestões à frente da Prefeitura de Goiânia e nos dois mandatos como governador de Goiás. “Ele soube explorar com muita habilidade as condições encontradas em suas gestões e o momento político”, afirmou, lembrando das dificuldades enfrentadas por Iris, quando assumiu a prefeitura em 1966, com uma cidade a construir, e o governo de Goiás em 1982, com uma estrutura super inchada.

“A gestão da prefeitura de Goiânia em 1966 foi um grande marco e salto que ele deu em termos políticos, principalmente com os mutirões que ajudou a superar esses desafios”, ressaltou Itami Campos.

A live intitulada “Iris: Passado, Presente e Futuro” foi transmitida pela Fecomércio, no Instagram da instituição, como parte das homenagens promovidas pela Federação aos 62 anos de carreira do prefeito Iris Rezende.

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .