A Prefeitura de Goiânia deu início as primeiras ações para revisar a Planta de Valores Imobiliários. A comissão que fará os estudos relativo ao assunto está sendo formada. Questionado pelo Diário de Goiás, o prefeito Iris Rezende, declarou que a prefeitura pretende aumentar a arrecadação, mas que isso será feito de uma forma responsável, sem sacrificar a população.
O prefeito explicou que mais da metade das propriedades de Goiânia estão com área construída superior ao que consta no talão do imposto. Ele afirmou a necessidade de se atualizar a Planta de Valores para corrigir esta distorção. Iris declarou que o momento financeiro enfrentado pela prefeitura é de aflição.
“Nós temos que atualizar os impostos. Eu, por exemplo, tomei conhecimento de que mais da metade das propriedades de Goiânia estão com uma área construída muito superior ao que consta no talão de imposto. Nós devemos atualizar até para aumentar a arrecadação, porque a prefeitura está vivendo um momento financeiro de aflição. Nós ainda não quitamos ainda aqueles R$ 600 milhões em dívidas que recebi, a maior parte é com prestadores de serviço. Nós temos que aumentar a arrecadação, sem sacrificar a população. Isso será feito com justiça, fazendo um levantamento. Nós temos que avançar em tudo. Amanhã o munícipe estará conhecimento de tudo, transmitindo o seu requerimento de casa, através de um sistema que estamos caminhando para implantar, de forma que a luta hoje tem que ser esta. Eu não quero deixar desejar em nada, em nenhuma área da administração”, explicou.
Ao Diário de Goiás, o secretário de governo, Samuel Almeida disse que todos os encaminhamentos para a formação da comissão da Planta de Valores já foram feitos. Ele espera que o trabalho possa ser iniciado nos próximos dias.
“Nossa preocupação é que todos os encaminhamentos feitos ocorram de forma rápida. A solicitamos que o presidente da Câmara enviasse os nomes dos vereadores e assim que isso acontecer já daremos início ao trabalho que será bastante complexo”, afirmou.